Série de webdocumentários sobre tradição do dialeto bergamasco em Botuverá estreia nesta sexta-feira
Produção exclusiva do jornal O Município mostra cultura ítalo-bergamasca na cidade
Produção exclusiva do jornal O Município mostra cultura ítalo-bergamasca na cidade
O primeiro episódio da série de webdocumentários “Botuverá: Terra dos Bergamascos”, produzido pelo jornal O Município, estreia nesta sexta-feira, 9, dia em que Botuverá comemora 61 anos de emancipação político-administrativa.
Tratam-se de dez webdocumentários que duram até dez minutos cada. Botuverá preserva a cultura ítalo-bergamasca por 147 anos, e muitos moradores se comunicam por meio do dialeto rotineiramente.
Cada episódio conta com um tema diferente. O primeiro, lançado nesta sexta, aborda a chegada dos imigrantes do norte da Itália ao povoado de Porto Franco (atualmente Botuverá).
Os entrevistados no primeiro episódio são Pedro Bonomini, chefe da Divisão de Cultura de Botuverá; Rosemari Glatz, pesquisadora e reitora da Unifebe; e Alcir Merizio, prefeito de Botuverá.
Além dos fatores que resultaram na imigração e na chegada dos pioneiros a Porto Franco, o primeiro episódio vai abordar também o crescimento de Botuverá ao longo dos anos, com o desenvolvimento econômico na agricultura, ramo têxtil e mineração.
O turismo do município também é mostrado no primeiro episódio. Botuverá conta ainda com um museu que resgata a história dos pioneiros. Alguns itens no local estão identificados com escrita em bergamasco.
O episódio inicial leva o título “O dialeto que atravessou o oceano e o tempo”. A série de webdocumentários foi idealizada pelo diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
A série de documentários conta com roteiro e produção do repórter Thiago Facchini e com edição de roteiro do editor-chefe Marcelo Reis. A edição e identidade visual é do designer gráfico Diego Martins, e as imagens do cinegrafista Tiago Schumacher.
Os demais episódios serão lançados até dezembro. O conteúdo terá mais de 40 horas de gravações e cerca de 30 entrevistados direta e indiretamente em quatro países. O projeto conta com 20 patrocinadores e poderá ser utilizado como conteúdo educativo nas escolas.
O primeiro episódio já está disponível em omunicipio.com.br/terradosbergamascos, no Youtube, no Instagram, no Facebook e no TikTok do jornal O Município. Além disso, haverá uma versão legendada em italiano clássico no Youtube para divulgação na Itália.