Serpente caninana é eleita animal do mês no Parque Zoobotânico de Brusque
A iniciativa é uma forma de levar para a população mais informações sobre as espécies do parque
A iniciativa é uma forma de levar para a população mais informações sobre as espécies do parque
A Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque elegeu, por meio de uma votação entre seus colaboradores, o animal do mês de julho. A iniciativa é uma forma de levar para a população mais informações sobre as espécies do parque. Desta vez, o animal escolhido foi a serpente caninana.
O animal, que se alimenta basicamente de ratos, também é conhecido como cobra rateira. Além disso, sua alimentação é formada por outras espécies de víboras e de aves. Vale destacar que o animal não apresenta risco de vida aos homens, já que não possui veneno e não é agressivo.
“Por ser uma devoradora de pequenos mamíferos roedores e ser uma serpente domesticável, no passado, muitas pessoas criavam a caninana em seus sótãos. Assim, ela acabava com os ratos das residências”, conta a educadora ambiental Natieli Costa.
A serpente caninana pode ser encontrada em edificações abandonas, locais com grande quantidade de vegetação e até em construções na região central do município. Em Brusque, caso o animal seja avistado, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), deve ser comunicada.
O órgão ambiental pode ser comunicado por meio do telefone 3355-6193, ou ainda, no 8873-1826. Em condições normais, o animal será reintegrado à natureza. “As espécies encaminhadas ao Zoo são as que estão com sua atuação física comprometida ou que estiveram muito tempo em contato com seres humanos e são domesticadas”, salienta Natieli.
A Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque está aberta de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30, sem fechar para almoço. A entrada custa R$ 5. Menores de cinco anos de idade ou pessoas acima de 60 anos não pagam. Mais informações por meio do telefone (47) 3351-1481.