Serviços: saiba o que está mantido e cancelado nesta terça-feira em Brusque
Confira quais serviços serão disponibilizados ao público nas próximas horas
Foi realizada nesta segunda-feira, 28, a terceira reunião do comitê criado pela Prefeitura de Brusque para acompanhar os desdobramentos da greve dos caminhoneiros.
O comitê reúne membros das principais secretarias da prefeitura, além de representantes de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Uma das principais preocupações relatadas na reunião desta segunda-feira foi a falta de efetivo para tocar as atividades. Diversos secretários relataram que tem havido faltas de funcionários, que estão sem combustível para se deslocar até o seu local de trabalho.
A Secretaria de Saúde, inclusive, estuda a possibilidade de centralizar os serviços na Policlínica, fechando as unidades básicas de saúde, caso o número de faltantes aumente.
Confira nesta página qual a situação de cada serviço público nesta terça-feira:
Coleta de lixo
A Recicle Catarinense de Resíduos, que anteriormente havia divulgado a possibilidade de redução de serviços em virtude da falta de combustível, conseguiu realizar abastecimento após o transporte de combustível, feito com escolta da Polícia Militar. Com isso, o serviço está garantido até quarta-feira da próxima semana.
Universidades
Faculdades e universidades divulgaram comunicados nos quais se manifestaram sobre as aulas desta terça-feira. A Univali cancelou aulas e atividades administrativas na próxima sexta, 1º, e 2, junho. A Unifebe informou que as aulas continuam suspensas na graduação, pós-graduação e aulas do Colégio Amplo/Unifebe, mas terá atendimento administrativo das 8h às 17h30. A Uniasselvi/Assevim também comunica a suspensão das aulas, com atividades administrativas somente até quarta-feira, 30. A Faculdade São Luiz também estão suspensas e retornam na segunda-feira, 4.
Senai e Sesi
A direção do Senai informa que as aulas desta terça-feira também estão canceladas. Novo comunicado, sobre as aulas de quarta, será divulgado no decorrer do dia. O Sesi, por sua vez, informa que as aulas de hoje estão mantidas.
Hospital Azambuja
O Hospital Azambuja divulgou na tarde de segunda-feira que priorizará o atendimento de urgência e emergência na unidade, devido a intensificação da paralisação dos caminhoneiros. Com isso, foi implantado um plano de contingência no hospital, que prevê a redução de equipes e economia de insumos, como materiais, medicamentos, gêneros alimentícios e gases. “Solicitamos à população que procure o pronto-socorro do Hospital Azambuja somente em casos de extrema necessidade”, diz o administrador do hospital, Evandro Roza, no comunicado enviado à imprensa.
Funcionamento dos cartórios
A Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg-SC), entidade que representa os cartórios, informa que a prestação do serviço à população continua normalizada, apesar do desabastecimento que atinge o estado, especialmente de combustível. Segundo o presidente da Anoreg-SC, Miguel Ortale, a previsão é que o serviço continue sendo prestado sem interrupções nesta semana, exceto pelo feriado no dia 31 de maio. A integralidade do atendimento somente será reavaliada se a situação se agravar em Santa Catarina, caso a paralisação dos caminhoneiros persista.
Aulas da rede estadual
O governo do estado informou que estão mantidas as aulas desta terça-feira.
Aulas da rede municipal
As aulas estão mantidas nesta terça-feira. Segundo a Secretaria de Educação, alguns profissionais faltaram, mas nada que inviabilize as aulas. Além disso, duas empresas de transporte coletivo informaram o mesmo, que a partir desta terça não têm mais combustível para trabalhar. Com isso, diversas crianças em todas as partes da cidade ficarão sem o transporte.
Havíamos informado anteriormente que as creches que funcionam na FIP e na Irmãos Fischer suspenderiam as atividades, mas a prefeitura informa que haverá aula normalmente.
Saúde
O atendimento continua normal na Policlínica e nas unidades de saúde. A prefeitura tem estoques de vacinas e medicamentos. Uma carga de insulina deve chegar na próxima segunda-feira. Se não chegar, a prefeitura terá que ir buscar em Florianópolis. Com a falta de funcionários, é possível que pacientes que forem até as unidades tenham que ser remanejados. Os tratamentos fora do domicílio também estão mantidos.
Caso muitos funcionários das unidades faltem, elas podem ser fechadas, com a centralização dos atendimentos, das 8h às 22h, na Policlínica.
Samu
Atendimento normal, mas com efetivo reduzido. Funcionários estão trabalhando em jornada 24 x 72 em vez de 12 x 36 para reduzir deslocamentos de funcionários que moram fora.
Samae
Ao contrário do que foi divulgado nesta segunda-feira, a autarquia tem capacidade de insumos para 15 dias. Segundo a prefeitura, houve um equívoco na informação divulgada anteriormente. Os serviços de consertos serão reduzidos, com exceção a casos urgentes de vazamentos.
Secretaria de Obras
Estão autorizadas apenas obras e reparos de emergência. As empresas terceirizadas que têm combustível continuam os trabalhos. Todas as máquinas próprias estão paradas.
GTB
Atuará de forma reduzida, com rodízio de viaturas. Haverá, no máximo, duas por vez na rua. Todas estão abastecidas com combustível que deve durar até domingo.
Ciretran e Delegacia de Polícia Civil
Atendimento normal nesta terça-feira.
Transporte coletivo
O Consórcio Nosso Brusque divulgou, por meio da Prefeitura de Brusque, os horários do transporte coletivo com destino aos bairros do município, a partir de hoje. Confira abaixo:
4h às 8h – todas as linhas serão mantidas, inclusive para as fábricas
8h às 12h – todas as linhas para transporte interrompidas
12h às 15h – linhas para transporte mantidas
15h às 17h30 – todas as linhas para transporte interrompidas
17h30 às 19h – linhas para transporte mantidas
19h às 21h – todas as linhas para transporte interrompidas
21h às 24h – linhas para transporte mantidas
Transporte intermunicipal
Empresas que fazem o transporte intermunicipal em Brusque ainda não sabem como ficarão os serviços ao longo da semana. Nas empresas Santa Terezinha, Penha, Catarinense e Auto Viação Gadotti, os serviços estão funcionando normalmente. Em nenhuma delas, porém, é garantido que o panorama se mantenha caso a dificuldade de abastecimento persista por mais alguns dias. O mesmo não se repete na Reunidas, que precisou reduzir três horários desde quarta feira, só em Brusque.
Judiciário
Na Justiça do Trabalho os prazos e audiências estão suspensos até quarta-feira. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu prazos e expediente até o fim da semana, assim como o Ministério Público do Estado de Santa Catarina. A Justiça Federal suspendeu as perícias, mas mantém expediente normal.
Apae de Brusque
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque informa que nesta terça-feira não haverá atendimento aos usuários na Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá. Nesta terça-feira um novo comunicado será emitido sobre as aulas. O teste do pezinho estará disponível no período da tarde.
Dia do desafio
Em nota oficial, a direção regional do Sesc de Brusque confirmou o adiamento do Dia do Desafio. O evento seria realizado nesta quarta-feira, 30, mas foi transferido para 27 de junho. A data coincide com partida do Brasil na Copa do Mundo. Segundo o gerente do Sesc de Brusque, Edemar Luiz Aléssio, o Palmito, “a ideia é movimentar a unidade do Sesc para o Dia do Desafio, bem como possibilitar aos interessados a acompanhar a partida dentro da unidade, com a ambientação apropriada”.
Fundação de Esportes
A Fundação Municipal de Esportes (FME) comunica que todas as atividades programadas para serem realizadas nesta semana estão adiadas. São elas: Campeonato Municipal de Bocha Vale Tudo Feminino, que seria realizada nesta terça-feira, 29; e Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que seria no dia 3 de junho. Estas atividades serão remarcadas.
Demais setores
Os demais setores da prefeitura não mencionados nesta matéria continuam normalmente, assim como o atendimento na sede administrativa. Há apenas restrição no uso da gasolina dos veículos da prefeitura. No caso do Zoobotânico, porém, a alimentação dos animais está garantida apenas até a próxima sexta-feira, 1º. As licitações e os processos administrativos também estão suspensos até segunda ordem.