Serviços de manutenção de edificações se mantêm em alta em Brusque
Confederação Nacional do Comércio aponta que setor teve maior número de vagas no último ano
Confederação Nacional do Comércio aponta que setor teve maior número de vagas no último ano
Em meio à crise econômica que afeta o Brasil, e é responsável por uma taxa de desemprego crescente, são poucas as profissões que conseguem se manter estáveis no mercado. No entanto, os trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações foram um dos que tiveram aumento no número de vagas no último ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgada na semana passada. Em Brusque, o segmento também mantem-se aquecido.
O auxiliar administrativo da Bruscon Administradora de Condomínios, Luiz Filipe Ramos, diz que há constante oferta de trabalho. Ele conta que nos condomínios que a empresa administra, a busca é diária, principalmente por profissionais para a área de limpeza, manutenção hidráulica e elétrica (sensores de alarme e portões). “Não houve aumento de contratações, mas se manteve estável. Tem muita gente querendo entrar nesta área”, conta.
Na AC Administradora de Condomínios, também é frequente a contratação de profissionais neste setor. Em geral, a administradora Fernanda Habitzreuter afirma que são requisitados pelos condomínios serviços de arrumação de calhas, telhados, tubulação e ajustes hidráulicos. “Todo o mês tem demanda, que é variável, conforme o serviço é detectado, contratamos um autônomo para a realização do trabalho”, explica.
Fernanda ainda diz que são serviços que exigem qualidade e que precisam de uma indicação profissional. “Como são muitos moradores nos condomínios, sempre precisa de algum reparo, então tem um giro constante”.
Pesquisa
A pesquisa da CNC aponta que em 2015, 140 profissões andaram na contramão da crise. Nestas categorias, surgiram mais de 360 mil vagas. O mais alto número de novos postos de trabalho foi criado para profissionais que limpam, consertam e cuidam da manutenção de prédios: 71,5 mil. As oportunidades também surgiram no setor de serviços. Em bares, restaurantes e lanchonetes mais de 43 mil vagas novas foram disponibilizadas.
Profissões com aumento de vaga no último ano
Fonte: Confederação Nacional do Comércio