X
X

Buscar

Serviços municipais de água e esgoto podem ser regionalizados; entenda

Engenheiro do Samae de Brusque participou de reunião para tratar do assunto

Durante a tarde desta quarta-feira, 12, o engenheiro do Samae de Brusque, Juliano Montibeller, participou de uma videoconferência realizada pelo Governo de SC para tratar da regionalização dos serviços municipais de água e esgoto.

O novo Marco Legal do Saneamento e a iminente obrigação, por parte dos estados, da criação de Unidades Regionais de Saneamento Básico (URSB’s) estava em pauta. Na prática, o tratamento e o fornecimento de água tratada, além do tratamento de esgoto sanitário, deverão, em breve, ser organizados em blocos de municípios.

“Foi discutido como serão implementadas essas unidades. É uma discussão muito grande, pois cada município tem sua peculiaridade. Como iremos juntar Brusque, Guabiruba e Itajaí, se uma é empresa privada, outra é autarquia? Tem todas essas situações que ainda serão discutidas”, avalia Montibeller.

Para o mês de julho, está prevista a realização de uma consulta pública, a fim de que seja discutida a regionalização. Até lá, as agências reguladoras de Santa Catarina irão se reunir em mais oportunidades para a resolução de pendências como as apresentadas pelo engenheiro.

“Isso vem trazendo grande preocupação entre as cidades, no sentido de saber como serão utilizados os recursos com uma gestão única, como será, de fato, essa gerência da água com as bacias regionalizadas”, diz.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube