Sesc de São João Batista deve ativar laboratório de robótica no segundo semestre
Atividade será voltada a crianças de 6 a 13 anos de idade; lista de interesse já conta com cinco inscritos
O Sesc de São João Batista pretende abrir, no segundo semestre do ano, a primeira turma de robótica. O laboratório já está completamente equipado e pronto, aguardando os interessados. O projeto será desenvolvido duas vezes por semana, no contraturno escolar para alunos do ensino fundamental, de 6 a 13 anos, com preços diferenciados para comerciários.
No momento, uma lista de interesse está sendo realizada na unidade e cinco pessoas já estão inscritas. “Precisamos de um número mínimo de interessados para conseguirmos abrir. Mas, como já estão sendo manifestados os interesses, acredito que será possível iniciar mais essa atividade”, informa o gerente Emerson Goulart.
Na região, apenas a unidade de São João Batista conta com um espaço destinado à robótica, dando oportunidade às crianças de desenvolverem suas habilidades na área.
Além do laboratório de robótica, o Sesc pretende também iniciar o Projeto de Habilidades de Estudo (PHE), para crianças de 6 a 13 anos. A atividade funciona como um contraturno escolar e vem como auxílio aos pais que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos. “Então a criança vem para o PHE, a primeira atividade que faz quando chega é a tarefa escolar, para na sequência iniciar os projetos do Sesc”, explica.
Atividades oferecidas
Desde a inauguração da unidade do Sesc em São João Batista, ocorrida em janeiro deste ano, mais de 600 pessoas já usufruíram dos serviços oferecidos pela entidade de forma sistematizada. “Estamos muito satisfeitos nesses primeiros meses de atendimento no município com a receptividade da comunidade, do poder público, e sindicato do comércio, pelo apoio. O Sesc está aqui para servir a todos, independentemente da categoria”, avalia o gerente da unidade.
Na área do esporte, Goulart revela que a academia já conta com mais de 400 alunos, que participam de atividades como pilates estúdio, ritmos (dança), ginástica funcional e ginástica máster (voltado para terceira idade), e treinamento multifuncional (TMF).
Na educação, são 64 alunos atendidos no ensino infantil, sendo dos quatro meses aos cinco anos de idade. Além disso, o Sesc oferece o curso de idiomas, em que quase 50 pessoas, a partir dos três anos até adultos, já são atendidos, bem como a turma do ballet.
Os idosos também têm espaço dentro da unidade, com as turmas de quase 30 participantes, voltadas para a inclusão social, em que aprendem a usar o computador e Smartphone.
O Sesc ainda oferece os serviços da biblioteca em que toda a comunidade é convidada a utilizar, gratuitamente. “Qualquer pessoa pode vir fazer a carteirinha e utilizar. Os alunos que precisam fazer trabalhos escolares também têm todo o espaço disponível, além do computador para fazer pesquisas”, ressalta Goulart.
Ensino fundamental
Para o próximo ano, o Sesc de São João Batista pretende iniciar as turmas do ensino fundamental. A estrutura já está toda preparada para atender desde o 1º ao 9º ano. Entretanto, Goulart explica que só poderão ser abertas as turmas de forma gradual. “O MEC [Ministério da Educação e Cultura] não permite que abra uma turma do 1º e outra do 5º ano, por exemplo, tem que ser na sequência”.
Na lista de interesse, 30 pessoas já se cadastraram para vagas no ensino fundamental. As vagas são mescladas para diferentes turmas. As matrículas para o próximo ano no Sesc iniciam em setembro. Porém, antes de acabar o primeiro semestre, o gerente afirma que farão uma reunião com os interessados para mostrar toda a metodologia da entidade. “Será uma forma de apresentar nossos serviços e fazer com que a comunidade venha para o Sesc, e entenda como trabalhamos”, diz.
Turismo social
O Sesc trabalha com a área de turismo, a qual proporciona diversas atividades, como passeios mais curtos como internacionais.
Para este ano já estão programados um passeio para Nova Trento, em 12 de junho, e excursões para Festa do Pinhão, de 16 a 18 de junho; Carnavale Di Veneza, em Nova Veneza, de 22 a 23 de junho; Gramado e Canela (RS), em 19 a 21 de julho; Caldas Novas (GO), de 3 a 12 de agosto; Torres e Aparados da Serra (RS), de 6 a 8 de setembro; e Caiobá e Ilha do Mel (PR), de 29 de novembro a 1º de dezembro.
Todos os passeios e excursões incluem hospedagem, alimentação e seguro contra acidentes.