Sesc de São João Batista realiza 1º Dia do Pedal
O evento gratuito ocorrerá no feriado de 1º de maio, em 30 cidades catarinenses
O evento gratuito ocorrerá no feriado de 1º de maio, em 30 cidades catarinenses
No feriado de 1º de maio, o Sesc de São João Batista realizará o 1º do Dia do Pedal. No estado, a entidade já chegou à 10ª edição com os tradicionais passeios ciclísticos e programação especial paralelos em 30 cidades catarinenses. O evento celebra o Dia do Trabalhador com atividades gratuitas ao ar livre, que podem ser praticadas em família, utilizando além da bicicleta, skate, patins, patinete e similares, menos veículos motorizados.
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte ativo e sustentável, além de oferecer aos participantes a oportunidade de experimentar a cidade em outro nível de percepção, introduzindo o tema “ciclismo utilitário”.
Em São João Batista, o trajeto terá cerca de oito quilômetros, com saída da sede do Sesc, passando pela Igreja Matriz, Komprão Koch Atacadista, retorno pela frente do Supermercado Macris, prefeitura e, por fim, a chegada na entidade.
O técnico de Lazer, Vinícius Palau Santos, diz que espera já nesta primeira edição mais de 150 participantes. “São João Batista é um município que tem aderido cada vez mais o uso de bicicletas e queremos mostrar para a comunidade os benefícios desse veículo”, diz.
Em frente à unidade, inclusive, foi implantado um bicicletário em formato de um veículo, que comprova que em uma vaga de carro cabem 12 bicicletas.
Os 40 primeiros inscritos, com qualquer meio de transporte não motorizado sobre rodas, ganham camiseta do evento, e os 150 primeiros também recebem a pulseira de identificação, para sorteio de brindes ao fim do passeio.
Santos salienta que as inscrições para o Dia do Pedal Sesc serão feitas somente no dia do evento, a partir das 8h. Já às 9h iniciará o aquecimento aos participantes, para então às 9h15 dar início ao passeio. “Já fizemos contato com os órgãos de trânsito, Polícia Militar, e também com a Secretaria da Saúde para que uma ambulância acompanhe os participantes durante todo o percurso. O intuito do evento não é ser competitivo, e sim de lazer e passeio”, ressalta.
Atividades paralelas
Junto com o Dia do Pedal, o Sesc realizará durante toda a manhã atividades paralelas na sede da entidade. A participação é totalmente gratuita, entretanto, o técnico de Lazer lembra que estarão com a campanha do agasalho, que inicia em 29 de abril e segue até 29 de junho. “Pedimos que quem vir participar conosco, traga uma peça para doação e nos ajude nesta campanha tão importante”, diz.
Além disso, haverá jogos esportivos, brincadeiras, intervenção cultural e o espaço saúde. “Tem atividades para toda a família participar. É uma oportunidade também da população batistense conhecer um pouco mais dos serviços que o Sesc oferece”, salienta.