Para contribuir com as indústrias na retomada econômica, visando, em primeiro lugar, a saúde dos colaboradores, é que o Serviço Social da Indústria (SESI) de Brusque está realizando testes de diagnóstico da Covid-19.
O testeSESI segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta a testagem, rastreamento e isolamento do maior número possível de casos para combater o coronavírus.
Para especialistas, a testagem em massa é a melhor estratégia para conter a transmissão do vírus, por isso, a testagem dos colaboradores se torna uma das medidas mais eficazes no combate à doença.
Com tradição no atendimento às indústrias catarinenses com soluções em saúde, o SESI de Brusque disponibiliza, neste primeiro momento, o teste PCR individual, que é aquele que recolhe uma amostra das células da nasofaringe na busca pelo material genético do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.
Este teste identifica o vírus no período em que ele está ativo no organismo, entre o terceiro e o sétimo dia da contaminação e, por isso, é considerado o mais preciso disponível.
O resultado do teste sai em até três dias. A aquisição do serviço pode ser feita de duas formas: a testagem, que inclui o kit, a coleta e a notificação, ou somente o serviço de coleta da amostra.

Teste rápido

Em breve, o SESI também terá disponível o imunológico, conhecido como teste rápido, que gera o resultado em 15 minutos. Ao contrário do PCR, o imunológico não detecta o SARS- CoV-2, mas sim a resposta do corpo ao Coronavírus. Ou seja, ele acusa a presença de dois anticorpos: o IgM, que aponta a fase aguda da doença, e o IgG, que é produzido um pouco depois da fase aguda e funciona como a memória do corpo para evitar novas infecções. Dessa forma, a testagem positiva apenas será detectada nas pessoas que estão infectadas há mais de sete dias.

Como solicitar?

O PCR testagem, que inclui o kit, a coleta e a notificação, custa a partir de R$ 224,40. As empresas que tiverem interesse em adquirir o serviço podem entrar e contato com [email protected] e aguardar o contato com as orientações para os próximos passos. A confirmação do pedido acontecerá pela equipe comercial do SESI, que entrará em contato com a empresa solicitante. Após a finalização do contrato, a equipe de saúde entrará em contato para agendamento da aplicação.

O SESI pode realizar os testes de coronavírus nas suas unidades ou nas indústrias. Todos os trabalhadores testados devem permanecer de máscara em todo o processo, retirando a máscara somente quando solicitado pela equipe. Para o teste PCR, o trabalhador deverá baixar em seu celular o app da empresa fornecedora do teste. O app tem como objetivo recolher informações sobre o estado de saúde da pessoa atendida e agilizar a identificação da amostra coletada.
A equipe de saúde do SESI estará equipada com máscara, protetor facial ou óculos de proteção, avental e luvas durante todo o atendimento.

Serviço Social da Indústria (Sesi Clínica)
Rua Pedro Werner, 180, bairro Jardim Maluche
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h
(47) 3251-8700