Sesi e Senai de Brusque promovem mostra de projetos desenvolvidos por alunos
Trabalhos foram desenvolvidos com a abordagem Steam
Trabalhos foram desenvolvidos com a abordagem Steam
As ecolas Sesi e Senai de Brusque promoveram uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia Steam, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.
Os alunos apresentaram trabalhos produzidos em sala de aula, metodologias inovadoras de ensino e conhecimento tecnológico. As salas de aula deram lugar aos projetos, palestras, pinturas, esculturas e apresentações desenvolvidas pelos alunos.
Alice Villwock, de 9 anos, é aluna do 3º ano da Escola Sesi de Brusque e conta que ajudou a desenvolver os trabalhos sobre alimentação saudável e, por ter diabete, foi importante para aprender sobre alimentos. “Foi bem legal porque eu também gosto de comer coisas saudáveis, aprendi que a gente não precisa recusar todas as coisas, a gente só precisa comer com moderação”, conta ela.
Algumas propostas oferecidas dentro da metodologia da Escola Sesi também foram apresentadas durante o dia, como a oficina de Competências Socioemocionais, que faz parte da grade curricular e é trabalhada dentro das disciplinas. A coordenadora educacional da Escola Sesi de Brusque, Louise Caetano, lembra que o evento, além de apresentar as atividades desenvolvidas, também serve como aproximação entre instituição e família, em um dia divertido e repleto de aprendizagens.
Para a mãe do aluno Gabriel Henrique, Miriam Colombi, o amor pelas escolas Sesi e Senai começou há muito tempo. “Começou há 11 anos atrás, desde os dois anos de idade meu filho começou a frequentar o Sesi, lá na creche. Já vim em vários eventos, sou uma mãe que gosta de estar presente, é sempre maravilhoso poder acompanhar, estar aqui, ver a produção o que estão aprendendo e construindo”, completa ela.
Passando por laboratórios, corredores e salas de aula decoradas com temas dos projetos, o público teve uma ideia do ambiente que as crianças e adolescentes vão frequentar nos primeiros anos de formação.
Conforme Silvana Meneghini, gerente-executiva do Sesi e do Senai na região do Vale do Itajaí Mirim, este foi “um momento para as famílias conhecerem um pouco mais sobre a nossa metodologia Steam, que preconiza atividades voltadas à ciência, matemática e tecnologia. Tanto os alunos quanto familiares e comunidade puderam vivenciar e se apropriar daquilo que o Sesi faz todos os dias”, encerra.
O evento foi realizado também nas cidades de Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: