Sesi/Senai oferecem aulas online para prova do Enem para estudantes da rede e da comunidade

Atividades são conduzidas por docentes de Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, São Miguel do Oeste e Tijucas

Sesi/Senai oferecem aulas online para prova do Enem para estudantes da rede e da comunidade

Atividades são conduzidas por docentes de Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, São Miguel do Oeste e Tijucas

Faltando cerca de cinco meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, os estudantes seguem com uma rotina intensa de preparação. Na rede Sesi/Senai estão sendo desenvolvidos aulões online especiais com o objetivo de preparar os estudantes da rede e também da comunidade para a prova que é considerada uma das principais portas de entrada para a graduação.

Segundo a supervisora de educação do Sesi Brusque, Louise Dorow Caetano, as aulas foram preparadas sempre acompanhando assuntos da atualidade, sendo bastante didáticas e explicativas.

“Dentro da área de Ciências da Natureza, que foi o tema do primeiro encontro, nós pedimos aos professores Roger Luiz Mota e Francisco Mendes Jr que desenvolvessem a aula. Eles escolherem o tema: coronavírus e trabalharam o assunto nas disciplinas de biologia, física e química. Foram abordadas as doenças que caem bastante no Enem, doenças infecciosas, e depois sobre as características do vírus, qual a cor, o tamanho, a velocidade média de um espirro, o porquê de usar a máscara, além do uso do álcool em gel e sua composição. Os professores também fizeram uma grande explanação sobre vacinas e soro, qual a diferença e pra que serve cada uma. Consideramos os resultados muito positivos”, explicou a supervisora.

A estudante Ana Metzdorf, está no 3º ano do Ensino Médio no Sesi e destaca a didática aplicada durante os aulões. “O ensino é dinâmico, com uma ótima explicação ao encaminhar assuntos abordados durante a prova. Com certeza auxilia no desenvolvimento de cada aluno, ajudando a sempre manter o foco”, contou.

“Na situação em que estamos vivendo hoje, essa é uma forma de estarmos nos preparando para o Enem e ficarmos por dentro de tudo que pode cair na prova. Fico bem contente com as aulas, tem ajudado muito para compreender e ter uma noção do que veremos”, completou a também estudante do 3º ano do Ensino Médio Sesi/Senai, Mayckieli da Silva Ribas.

No primeiro aulão foram abordadas as áreas do conhecimento: ciências da natureza e linguagens, o próximo será no dia 18/08, redação e no dia 3/09, as áreas do conhecimento serão matemática e ciências humanas. Os encontros acontecem sempre às 10h e as atividades são conduzidas por docentes de Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, São Miguel do Oeste e Tijucas.

Vale destacar que, Estudantes do Sesi e Senai tiveram as inscrições do Enem pagas pela rede. A estratégia foi adotada para estimular a participação no exame.

Estratégias digitais

Aulas online, desafios, lives e simulados estão entre as atividades que os estudantes da rede Sesi/Senai têm realizado diariamente, especialmente aqueles que cursam o ensino médio. Entre os principais objetivos dessa turma está o de ingressar em uma graduação ou em um curso profissionalizante. Por isso, as escolas da rede têm realizado uma verdadeira escalada na preparação dos alunos, oferecendo diversos recursos digitais para manter a rotina de estudos.

“Nossos estudantes estão cada vez mais integrados ao mundo tecnológico e interagem quase que instintivamente com os recursos digitais. Como temos uma série de tecnologias educacionais à disposição, conseguimos oferecer um ensino online de qualidade na rede Sesi/Senai”, avalia o diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira.

Diversos recursos digitais foram adotados para auxiliar os estudantes. “Além das ferramentas oferecidas pelo Google for Education, como documentos e apresentações compartilhadas, formulários de pesquisa e avaliações, e o Meet para as aulas ao vivo, contamos com a plataforma Geekie One na qual os estudantes podem consultar materiais e fazer atividades. A evolução é gigantesca em relação aos livros didáticos”, explica o gerente de educação básica da rede, Thiago Korb. A plataforma também permite a realização de simulados baseados nas provas de acesso à graduação (vestibulares).


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo