X
X

Buscar

Sessão virtual da Câmara de Brusque é marcada por atrito entre vereadores

Keka abordou discussão do procurador-geral com o presidente do DEM nas redes sociais e desagradou alguns parlamentares

A sessão virtual da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira, 26, foi marcada por atrito entre os vereadores. Tudo começou com a manifestação do vereador Gerson Morelli, o Keka (Podemos), sobre uma discussão ocorrida entre o procurador-geral do município, Edson Ristow, e o presidente municipal do Democratas, Jones Bosio, nas redes sociais.

Os ‘prints’ da discussão circulam pelo WhatsApp e, inclusive, o vereador encaminhou para o grupo da sessão virtual.

Na discussão do Facebook, Ristow faz acusações a Bosio, dizendo que conhece o telhado do presidente do DEM e que ele deve tomar cuidado com as “rachadinhas”, prática conhecida como divisão de propina.

Keka trouxe o assunto à discussão justificando que o partido citado pelo procurador tem o maior número de representantes na Câmara, inclusive, o presidente, Ivan Martins, e o líder de governo, Rogério do Santos, além de ocupar vários cargos comissionados na prefeitura e na própria Câmara.

O vereador pediu ao líder do governo, Rogério dos Santos, que apure as afirmações feitas pelo procurador a Bosio, presidente do seu partido. Keka também cobrou esclarecimentos públicos de Edson Ristow sobre o assunto.

“Não sou só eu, mas toda a população brusquense tem direito de saber com quem o sr. Jones Bosio vem praticando esta tal ‘rachadinha’”, escreveu. “Uma denúncia grave como esta tem de ser esclarecida, não podemos tolerar atitudes obscuras, tudo tem de ser transparente na vida pública”, continuou.

Vários vereadores se manifestaram sobre o tema. Leonardo Schmitz, que é do DEM, criticou a postura do vereador. “Totalmente desnecessária esta publicação aqui neste grupo. Se coloque no seu lugar vereador Keka. Não por se tratar do presidente do meu partido, mas por também colocar meu nome aí no texto. Está preocupado? Vai o senhor investigar e fiscalizar, é seu papel também”, disse.

O presidente da Câmara, Ivan Martins, advertiu o vereador e solicitou que ele apagasse a publicação, já que o assunto não estava relacionado com a pauta da sessão. “Solicito ao vereador Keka que delete sua manifestação e, se tiver interesse, faça em forma de pedido de informação para entrar em pauta na sessão seguinte”.

O vereador Jean Pirola (PP) também questionou a manifestação de Keka. “É uma falta de respeito, de conhecimento das regras das sessões, do regimento interno. Não é a primeira vez que o regimento é rasgado pelo senhor Keka. Trouxe uma situação que não cabe, tem os meios legais para fazer, faça pedido de informação, denúncia ao Ministério Público, mas não utilize da quebra das regras da sessão, trazendo constrangimento total para os vereadores citados”.

Após as manifestações dos vereadores sobre o assunto, a sessão seguiu normalmente com a aprovação de dois projetos, quatro requerimentos e dois pedidos de informação.