X
X

Buscar

Sete moradores recebem títulos de cidadão honorário na Câmara de Vereadores

Sessão solene com entrega das homenagens foi realizada na noite desta quinta-feira

Na noite desta quinta-feira, 1º, a Câmara de Vereadores prestou homenagens para sete moradores de Brusque. A sessão solene contou com a presença de autoridades e familiares dos homenageados com o título de Cidadão Honorário de Brusque. A solenidade é alusiva aos 159 de fundação da Colônia Itajahy, comemorados no domingo, 4.

Foram homenageados Moacir Gomes Ribeiro, Otávio Manoel Ferreira Filho, Marcos Eugênio Welter, Maria Aparecida Costa, Solis Queiroz Duarte, Ordemar Santo Darossi e José Cyro de Moura Gomides.

O título de cidadão honorário é dedicado para pessoas que nasceram em outras cidades e estados, mas que no decorrer da sua trajetória de vida vieram viver e prosperar em Brusque. Além disso, cada um deles contribuiu para o fomento social, econômico e histórico da cidade.

Os homenageados

Moacir Gomes Ribeiro
Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, está à frente da 7ª Região de Polícia Militar, em Blumenau. Chegou a Brusque em 1993 e comandou, entre 2014 e 2018, o 18º Batalhão de Polícia Militar. Sob seu comando, a corporação implantou projetos como a Transitolândia e o Conselho de Segurança do Centro.

Eliz Haacke

Otávio Manoel Ferreira Filho
Tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar. Ele reside em Brusque desde junho de 2004. Foi responsável por trazer ao estado o Programa de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela PM junto a crianças e adolescentes.

Eliz Haacke

Marcos Eugênio Welter
Primeiro diretor presidente da Associação Instituto Bom Samaritano, reside em Brusque desde 1969. Foi um dos precursores da Associação Brusquense de Bicicross, entidade que presidiu de 1987 a 1996. É presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque, desde 2017.

Eliz Haacke

Maria Aparecida Costa
Chegou ao município em 1964, aos 15 anos, para cursar o magistério. Iniciou a carreira de professora na rede pública de ensino estadual. Se aposentou em 1992. Do matrimônio com Oci José Costa, teve uma filha, Adriana, também formada no magistério, e que lhe deu três netas – todas seguiram a profissão da avó.

Eliz Haacke

Solis Queiroz Duarte
Nos campos de futebol alcançou o sucesso. Chegou a Brusque em 1992, quando foi capitão do time que deu ao Brusque Futebol Clube o primeiro e único título de campeão catarinense. Desde 2000, quando encerrou a carreira, trabalha junto a categorias de base. Atualmente está no Santos Dumont e no Bandeirante.

Eliz Haacke

Ordemar Santo Darossi
O barbeiro trabalha há 64 anos em Brusque. Chegou na cidade em 2 de janeiro de 1955. Suas contribuições à cidade já foram reconhecidas em setembro de 2015 pela Câmara de Vereadores, quando foi homenageado com a Comenda do Mérito Profissional, em alusão, à época, aos seus 60 anos de atividades.

Eliz Haacke

José Cyro de Moura Gomides
Mudou-se para Brusque em 1995, a convite do médico pneumologista Márcio Andrade Martins, ingressando no corpo clínico do Hospital Azambuja. É membro titular da Federação Brasileira de Gastroentereologia, atual vice-presidente da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e membro internacional da Associação Americana de Gastroentereologia.

Eliz Haacke