X
X

Buscar

Setembro amarelo: confira as ações de valorização a vida que serão realizadas em Brusque

Ações são voltadas à comunidade e a capacitação de profissionais

A Secretaria de Saúde de Brusque, em especial as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promove, neste mês, uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo com diálogos abertos sobre questões relacionadas à saúde mental.

A campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, que ocorre durante todo o mês, tem como objetivo principal reduzir o estigma em torno de problemas psicológicos e emocionais, além de fornecer apoio às pessoas que enfrentam dificuldades emocionais.

A coordenadora do Caps, Inajá Araújo, destaca a importância da campanha. “A ideia da campanha de valorizar a vida é de que a sociedade como um todo compreenda a capacidade de perceber que a vida é única e irrecuperável. Sendo assim, queremos trabalhar as potencialidades da mentalidade”. 

Durante o período, várias instituições, organizações e indivíduos se unem para disseminar informações sobre os sinais de alerta do suicídio, oferecer recursos de ajuda e encorajar aqueles que precisam a buscar assistência profissional. As ações da pasta vão desde a capacitação de profissionais, atividades na praça para a comunidade até a promoção de variadas palestras. 

Junto com as ações, na sexta-feira, 15, às 16h30, no gabinete, o prefeito interino e eleito de brusque, André Vechi, fará a assinatura do Plano Municipal de Valorização a Vida, que contém detalhadamente ações, orçamento municipal, pautas voltadas a educação permanente, além de promoção de políticas públicas sobre o tema. 

“Muito mais que prevenir o suicídio, a gente tem que valorizar a vida, e é nesse foco que o plano de valorização está vindo. Nós temos que discutir com a comunidade formas de se manter uma qualidade de vida estável, com ajuda mental, física”, finaliza Inajá. 

A secretária municipal de Saúde, Thayse Rosa, chamou atenção pelos números alarmantes. “O problema é um caso que não é exclusivo do Brasil, mas, quando analisamos, entendemos que o país vem na contramão, com índices elevados, mais do que o esperado. A gente precisa falar isso, e com responsabilidade. As causas são evitáveis, com o diagnóstico precoce. Vivemos uma era de muito tabu sobre adoecimento mental. 

Confira as datas e ações:

  • Avaliação da qualidade de vida dos professores e monitores da rede de educação municipal, realizado com parceria com a unifebe durante todo o mês de setembro;
  • Divulgação do Centro de Valorização à Vida em mais de 400 lojas do município, em parceria com o CDL. 
  • Participação dos usuários do Caps Infantil no lançamento da Frente Parlamentar da Saúde Mental na Alesc, além de exposição de materiais desenvolvidos nas oficinas; Data: 14/09.
  • Atividade na praça Barão de Schneeburg em alusão ao setembro amarelo; Data: 16/09.
  • Capacitação do psiquiatra Homero Luiz Alves Gastal com os médicos da Atenção Básica; Tema: depressão; Data: 27/09; Local: Uniasselvi;
  • Atividade com as equipes de saúde da Atenção Básica visando a qualidade de vida dos profissionais da saúde, com a participação dos acadêmicos de Psicologia da Unifebe; Data: 27/09.
  • Assembleia com os pais e crianças em atendimento no Caps Infantil com palestra em alusão ao setembro amarelo; Data: 27/09. 
  • Assinatura do prefeito e da secretária de Saúde na apresentação do Plano de Valorização da Vida. Data: 15/09; Horário: 16h; Local: Gabinete do prefeito. 
  • Semana interna de prevenção ao suicídio com ações de promoção à saúde mental
  • Palestra na empresa Recicle/Veolia sobre saúde mental; Mediação: psicólogos do CapsAD, Jones Trajano e Glauber Rodrigues Rabelo; Data: 19/09. 
  • Projeto Semear a Vida: ida ao mercado Archer para receber uma muda de árvore com os usuário do serviços do Caps AD e Caps Infantil, e fazer plantio na rodoviária e no bairro Maluche; Data: 21/09.
  • Passeio dos usuários do Caps AD no Zoobotânico, para a realização de um piquenique. 
  • Palestra no Caps AD com a equipe do Centro de Valorização à Vida (CVV).

Veja agora mesmo!

Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos: