Setembro Amarelo: Prefeitura de Brusque lança Plano de Valorização da Vida
Documento inclui ações em diversos setores para fortalecer a saúde mental no município
Nesta sexta-feira, 15, o prefeito de Brusque, André Vechi (DC), assinou o Plano de Valorização da Vida. O ato aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da secretária de saúde, Thayse Rosa, e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps).
O plano faz parte de uma série de ações para fortalecer a campanha Setembro Amarelo sobre a conscientização e prevenção ao suicídio. Porém, a ideia é que as ações de valorização a vida sigam ao longo dos meses.
“Setembro amarelo é um mês temático para a gente dar atenção ao tema, mas as ações não podem se limitar ao mês de setembro. O objetivo do plano, que vai até 2025, é que a gente tenha todo mês atividades programadas para que a gente possa ir mensurando os avanços dessas políticas públicas”, explicou Vechi.
O plano inclui ações em diversos setores como: esporte, cultura, lazer, educação e medidas efetivas de saúde para grupos de apoio aos familiares. A secretária de saúde, Thayse Rosa, falou sobre a importância do plano, sendo que os indíces de tentativas de suicídio cresceu nos últimos anos na cidade.
“Ele é um plano importantíssimo porque aindas existe um tabu quando a gente fala sobre tristeza e saúde mental. Com a pandemia aumentou muito, não só o número de depressão, mas como de outros transtornos mentais. Então a ideia é a gente fortalecer e previnir com ações que visão a valorização da vida”, contou.
A coordenadora do Caps, Inajá Araujo, comemorou a assinatura do decreto que institui o documento municipal. “É uma vitória para o município, porque nós tivemos um aumento significativo no número de atendimentos nos últimos três anos. Nossa média de sucidio em 2022 foi de 15.4, o que é considerado muito elevado”, comentou.
A primeira ação que será colocada em prática será logo no dia 27 de setembro, com a promoção de uma palestra com o psiquiatra Homero Luiz Alves Gastal. O evento será direcionado aos médicos da Atenção Básica e tratará sobre o tema da depressão, tida como uma das principais causas de suicídios.
Veja agora mesmo!
Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos: