Setor de eventos de Brusque faz manifestação pelo retorno às atividades
Ato foi realizado na terça-feira, 15
Representantes do setor de eventos de Brusque se reuniram na tarde desta terça-feira, 15, para realizar um manifesto silencioso em frente à Prefeitura e à Câmara de Vereadores do município.
O ato, organizado pela assessora de eventos e cerimonialista Ellen Dell’Agnolo, o DJ Evandro Rubleski e a as decoradoras Janine Vogel e Márcia Meiring, contou com a participação de mais de 60 pessoas que trabalham no ramo.
De acordo com Ellen, a manifestação foi realizada para gerar a atenção da população neste caso e mostrar que os serviços precisam voltar. “Nós fizemos um convite aberto a todos os fornecedores, e tivemos em torno de 60 participantes”, complementa.
A manifestação teve início a partir das 15h, em frente à Prefeitura de Brusque, na Praça Sesquicentenário e posteriormente foi para a Câmara de Vereadores, próximo à sinaleira, para que as pessoas tomassem conhecimento do ato. Nos locais, foram feitas demarcações no chão para manter o distanciamento social.
“O setor de eventos é o único que não voltou, não podemos fazer nada, estamos numa situação díficil. Queremos voltar, mas queremos voltar com segurança”, ressalta a assessora de eventos.
Para a decoradora Márcia Meiring, o setor “quer ter o mesmo direito de poder voltar a trabalhar com segurança, como todos os outros já retornaram”, finaliza.
Reuniões com o poder público
No dia 10 de agosto, os representantes do setor de eventos elaboraram um levantamento de dados do Produto Interno Bruto (PIB) voltado à realidade de Brusque.
No levantamento, foi identificado que em torno de até 10 mil pessoas estão envolvidas com o setor de eventos direta e indiretamente. O envolvimento direto engloba em torno de 2.500 trabalhadores.
Após o levantamento de dados foi realizada uma reunião no Santos Dumont, dia 28 de agosto, com alguns fornecedores do núcleo de eventos. No dia foi montado um protocolo inicial, segundo Ellen, “dentro do que é cabível no cenário atual”, que foi apresentado para o secretário de Saúde, Humberto Fornari, em outra reunião na secretaria de Saúde, em 2 de setembro.
Outra reunião com a participação do prefeito Jonas Paegle e vice-prefeito Ari Vequi e procurador-geral do município, Edson Ristow, ocorreu em 09 de setembro. No dia 10, uma nova reunião foi realizada com Fornari, para discutir o protocolo onde segundo Ellen, faltou a participação do prefeito e vice-prefeito.
Nesta última reunião, a assessora de eventos destaca que seria redigido o plano de retomada, mas nada foi resolvido. De acordo com Márcia, o protocolo de retomada está praticamente finalizado, e uma nova reunião deve ser marcada com o poder público para discutir o documento.