X
X

Buscar

Setram investe em sinalização na pista para facilitar estacionamento

Pintura amarela na pista tem o objetivo de evitar congestionamento e facilitar conversão

Com a intenção de minimizar problemas no fluxo do trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) estuda implantar uma nova Marcação de Área de Conflito (MAC). A sinalização horizontal, em forma de quadrado amarelo, encontrada nos cruzamentos, deverá ser fixada na entrada para a clínica veterinária Pet Center, próximo ao semáforo da avenida Primeiro de Maio. O objetivo da demarcação é evitar os congestionamentos, especialmente nos horários de pico, além de prevenir os possíveis acidentes de trânsito no local.

Leia também: Empresa brusquense coleta 10 toneladas de pneus por semana

A sinalização tem o objetivo de indicar aos condutores a área da pista em que não devem parar o veículo, prejudicando a circulação. Geralmente, a sinalização é implantada nos cruzamentos entre ruas, mas em Brusque também pode ser encontrada em frente a alguns estabelecimentos particulares.

O técnico de Planejamento Urbano, Luís Henrique Blumer, explica que a justificativa é devido à fluidez do trânsito. “A gente faz o estudo, analisa como o trânsito está se comportando naquela região. Se está prejudicando apenas a saída de veículos do estabelecimento, então o proprietário deve estudar uma melhor maneira. Porém, se atrapalha na entrada e saída dos veículos, aí precisamos intervir”, diz.

Ele ressalta que, na maioria dos casos de sinalização em frente a estabelecimentos particulares, são porque estão próximos a locais com semáforos. Um dos primeiros locais privados em que foi implantada a sinalização, segundo Blumer, foi em frente ao estacionamento da Italianinha Pizzaria.

Na época, Blumer lembra que o local gerava problema aos veículos que seguiam da avenida Getúlio Vargas em direção à avenida Primeiro de Maio. Quando algum veículo queria entrar à esquerda, na Italianinha, a fila de carros que aguardava o semáforo não permitia que o veículo entrasse no estacionamento. “Os demais carros que vinham atrás, paravam e fechavam o cruzamento principal, gerando um grande caos. Nessas situações, entendo que a circulação é mais importante do que deixar que um carro impeça uma série de carros passarem”.

Outro local que a Setram implantou a sinalização devido aos congestionamentos é em frente ao estacionamento do Supermercado Archer, loja 1, na região conhecida como Figueira. Nesse caso, o problema ocorria devido à rotatória.

Redução de acidentes

A sinalização mais recente realizada pela Setram foi na avenida Getúlio Vargas, em frente ao estacionamento da Baterias Erbs, próximo à agência bancária HSBC. Nesse trecho, Blumer revela que os agentes da Guarda de Trânsito, inclusive, já haviam atendido duas ocorrências de acidente de trânsito. “Pelo fato de ter a sinaleira próxima, os motoristas acabavam não dando espaço para os que entravam ou saíam. Quem queria entrar à esquerda, tinha que esperar pela bondade dos veículos de duas pistas para conseguir”, diz.

Para a implantação das sinalizações, o técnico de Planejamento Urbano detalha que a Setram faz o estudo conforme observação do trânsito por parte dos agentes da GTB e também quando recebem reclamações. Aos motoristas que param em cima da sinalização, é aplicada a multa de infração média, no valor de R$ 85,13, com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da medida administrativa de remoção do veículo.