Setram já cadastrou 48 Papais Noéis nas ruas de Brusque
Grupos tem até o dia 19 para solicitar a autorização para as carreatas natalinas em Brusque
Os Papais Noéis de Brusque tem até esta sexta-feira, 19, para receber a autorização por escrito para realizarem carreatas de Natal pelas ruas do município. O procedimento é feito pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), que até ontem já realizou 48 cadastros.
De acordo com o secretário de Trânsito, Paulo Sestrem, a exigência do cadastro vem desde 2013, porém, nem todos os grupos se regularizaram. “No ano passado, poucos fizeram o cadastro. Neste ano, foi mais divulgado e, por isso, tivemos um grande número de solicitações”, diz.
No ano passado, a Setram ficou no centro de uma polêmica, após um guarda de trânsito multar o motorista de uma caminhonete que levava um Papai Noel pelas ruas da cidade. Para evitar novos problemas, o órgão resolveu regularizar os grupos que fazem ações sociais no período natalino. “O cadastro é para organizar a situação. Muitas vezes, dois grupos passam pelo mesmo bairro, no mesmo dia e horário, então com o cadastro podemos orientar e fazer com que criem rotas melhores”, diz.
O secretário lembra ainda que outros municípios do estado também exigem o cadastro. “Essa é uma recomendação da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), por isso, estamos cumprindo a determinação e ajudando a dar mais segurança nesses trajetos”.
No entanto, após o anúncio da necessidade do cadastro no fim de novembro, a exigência foi criticada pela população, principalmente nas redes sociais. O assunto também foi levantado pelo vereador Jean Pirola (PP) na Câmara de Vereadores. Para ele, o cadastro geraria uma burocracia desnecessária. Sestrem, por sua vez, afirma que a burocracia não existe. “A burocracia não acontece, como já não havia no ano passado. Basta ver o número de autorizações que já concedemos. É rápido e fácil, os grupos podem solicitar por e-mail e telefone. A polêmica surge porque nas redes sociais as pessoas falam sem pesquisar antes”, diz.
Para conseguir o cadastro, os grupos precisam informar a data, horário, local de saída e provável rota por onde a carreata passará. “Juntamos os dados e concedemos a autorização. Uma segunda via já encaminhamos direto para a Polícia Militar para que eles também fiquem sabendo e aumente ainda mais a segurança”.
Dos 48 grupos cadastrados, 21 já realizaram o evento. Porém, nem todos serão acompanhados pela Guarda de Trânsito. “Como estamos com o efetivo reduzido por causa do período de férias, não poderemos acompanhar todas as carreatas. Acompanharemos dentro do possível”.
Sestrem lembra que somente o veículo que levará o Papai Noel deverá ter a autorização, para os demais, que acompanharão a carreata, não será necessário. “A autorização é para os que terão pessoas nas carrocerias. Os que acompanham dentro de outros carros não precisa”.
Em caso de chuva, os grupos podem alterar a data do evento e a autorização permanece válida. “Só pedimos para que seja feita no mesmo horário da data original”.
O secretário repassa algumas dicas de segurança para os grupos. “É importante que quem for participar desses eventos tome um pouco de cuidado. Balas e doces devem ser jogadas o mais próximo do meio-fio possível, para que as crianças não invadam a rua e se evite acidentes”.
Orlando Schaefer foi o motorista do papai noel do Grupo Espírito Santo, dos Emaús de Brusque. A carreata aconteceu na tarde de domingo, e saiu do bairro Guarani passando pela Nova Brasília, Steffen, Águas Claras, Tomaz Coelho, Dom Joaquim e Lageado Baixo. “Esse grupo faz a carreata há uns cinco anos. Pegamos a autorização tudo certinho. Apesar de sempre mantermos a ordem, a autorização é necessária porque dá mais segurança e te deixa mais tranquilo”, diz.
Serviço
Os interessados podem pedir a autorização para a carreata de Natal até as 17h30 do dia 19 de dezembro. A solicitação pode ser feita pelo e-mail: guardamunicipal@brusque.sc.gov.br, ou pelos telefones: 3351-3719 – 3351-9824.
Para a autorização é preciso informar rota com data e horário que pretende circular como Papai Noel e a placa do veículo. Além disso, será preciso ter um apoio seguro para quem estiver na carroceria. O limite na carroceria é de até três pessoas, dependendo do veículo. Apenas adultos poderão ficar na carroceria no momento do evento.
Locais que terão carreatas nos próximos dias
Centro I
Centro II
Azambuja
Limeira
São Luiz
Dom Joaquim
Águas Claras
São Pedro
Cedro Alto
Limoeiro
Paquetá
Souza Cruz
Loteamento Emma
São Leopoldo
Zantão
Ponta Russa
Sesquicentenário
Loteamento Cyro Gevaerd
Rua Nova Trento
Santa Luzia
Tomaz Coelho
Loteamento Azaléia
Nova Brasília
Bateas
Santa Terezinha
Cerâmica Reis