Sexta-Feira Santa não terá tradicionais peregrinações a Nova Trento

Santuário de Santa Paulina estará fechado devido a prevenção a Covid-19

Sexta-Feira Santa não terá tradicionais peregrinações a Nova Trento

Santuário de Santa Paulina estará fechado devido a prevenção a Covid-19

A Sexta-Feira Santa será diferente neste ano devido às medidas de combate ao novo coronavírus adotadas em todo o mundo. Tradicionalmente, muitos fiéis de Brusque e região participam de peregrinações ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

Porém, com as recomendações de isolamento social para evitar o risco de contágio da Covid-19, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que as celebrações religiosas sejam transmitidas apenas pela internet, sem a presença dos fiéis, evitando, assim, aglomerações.

Uma das peregrinações mais tradicionais de Brusque é o Pedal da Paixão. Há 15 anos, o grupo de ciclistas sai do Santuário de Azambuja em direção ao Santuário de Santa Paulina na Sexta-Feira Santa logo cedo. 

Até o início desta semana, o organizador da atividade, Léo Imhof, pensava em manter a 15ª edição do Pedal da Paixão, porém, com as igrejas ainda cumprindo a determinação para se manterem fechadas, ele decidiu cancelar a peregrinação.

“Até anunciei no Facebook, mas vamos cancelar, porque o santuário estará fechado, então fica uma situação chata, ir lá só por ir não é legal, a gente queria rezar um pouco, mas não será possível”, diz.

O Santuário Santa Paulina informa que permanecerá fechado, tanto o templo quanto os serviços. Também estão suspensas missas, atendimentos e bênçãos. Para a Semana Santa, o santuário manterá as celebrações de forma online, do estúdio, sem a presença de público.

“Estas medidas atendem às orientações da Organização Mundial de Saúde, da Arquidiocese de Santa Catarina e também da CNBB. Os decretos governamentais também não determinam abertura de igrejas e templos, então aguardaremos novos decretos neste sentido e seguiremos orientações da arquidiocese e da CNBB para a reabertura do Santuário e início das missas com público”, diz o coordenador de comunicação do Santuário Santa Paulina, Marcello Galloti.

As peregrinações de grupos que se reuniam em frente ao Santuário de Azambuja também não devem acontecer neste ano. De acordo com o santuário, a recomendação da Arquidiocese de Florianópolis é que neste ano não aconteçam as peregrinações, já que as igrejas farão as celebrações da Semana Santa de portas fechadas para que os fiéis acompanhem pelas redes sociais.

*Atualização às 21h57 desta quinta-feira, 9: nesta-quinta-feira, 9, a organização decidiu manter o Pedal da Paixão. A saída está marcada para 7h, em frente ao Santuário de Azambuja com destino ao Santuário Madre Paulina, em Nova Trento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo email: [email protected] ou pelo WhatsApp: (47) 999-199-010.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo