Shoppings de Brusque buscam atrair clientes do litoral
Panfletagem e entrega de brindes nas principais praias da região estão entre as ações
Panfletagem e entrega de brindes nas principais praias da região estão entre as ações
A temporada de verão não movimenta apenas o litoral catarinense. Brusque, mesmo sem praia, acaba atraindo um grande número de turistas neste período devido às estratégias do comércio atacadista e varejista.
Nesta época, os shoppings do município apostam em ações diretas nas cidades litorâneas para atrair novos clientes. A FIP, por exemplo, registra um aumento significativo no movimento entre dezembro e fevereiro devido a essas ações. “Temos cerca de 40% de aumento no número de clientes nesse período”, diz a coordenadora de marketing do shopping, Amanda Zen.
Segundo ela, a empresa investe muito em divulgação nas cidades litorâneas da região. “Além das nossas ações normais, fazemos um trabalho direto nas praias. Todos os fins de semana até o carnaval tem uma equipe nossa distribuindo folders e brindes para os turistas”.
Para atender esse público, o shopping também trabalha em horário estendido na temporada. “Em dezembro, funcionamos de segunda a sábado até as 20 horas, e em janeiro abrimos todos os domingos”, diz.
No Stop Shop, as ações para atrair os turistas do litoral são semelhantes. O gerente administrativo da empresa, Alex Ramos, explica que uma equipe faz a divulgação direta nas praias diariamente. “As equipes vão alternando, cada dia trabalham em uma cidade diferente. Também divulgamos o Stop Shop em todos os hotéis do litoral”.
Além disso, o shopping fechou parceria com o Parque Beto Carrero World e também com o Fazenda Park Hotel. “Está autorizada a entrega de nossos panfletos dentro do parque e do hotel, e eles também fazem a divulgação deles em nosso shopping”.
De acordo com ele, só neste mês de dezembro, já houve um incremento de cerca de 18% no movimento do Stop Shop. “Cada ano, neste período de temporada, registramos de 15% a 20% de aumento no movimento. Os turistas aproveitam muito os dias nublados e chuvosos para vir a Brusque fazer compras”.
O shopping também está funcionando em horário especial neste mês de dezembro. De segunda a sábado, das 9h às 19h e no domingo, das 10h às 18h.
Atacadistas também apostam no litoral
Os shoppings atacadistas também têm estratégias para conquistar novos clientes durante o período de verão. “A distância não é empecilho para conquistar os clientes, recebemos empresas de guias de viagem com seus clientes de diversos estados do Brasil como: Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná e ainda de todo o nosso estado. Além dos clientes que já compram conosco, firmamos uma grande parceria com diversas empresas que ainda não compravam em nossa região”, comenta Cassiano Heil, diretor administrativo do Catarina Shopping.
Neste período, a empresa utiliza como atrativo, a proximidade de Brusque com Balneário Camboriú (40 km), por exemplo. “Sempre que viemos para Brusque, nossos clientes passam um dia na praia. Muitos deles nunca tinham visto o mar. Eles aproveitam para descansar e depois fazer suas compras”, comenta o guia Arão Campos.
O superintendente do Master Shopping, Thiago Crinchev, ressalta que o foco do estabelecimento não é este público, já que é exclusivo para clientes de atacado, no entanto, são realizadas algumas ações de marketing na região neste período. “Sorteamos para nossos clientes 150 kits de praia, aproveitando essa proximidade com o litoral, e também divulgamos nossa marca em outdoors, principalmente na rodovia BR-101”.
Mesmo assim, a expectativa é ter um verão acima da média. “Percebemos nesta última semana, um aumento de 12% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se deve muito aos lojistas do litoral que estão com uma boa expectativa para a temporada e vieram reforçar o estoque”, diz.