Shoppings de Brusque estão autorizados a abrir em horário normal
Comandante da PM destaca que estabelecimentos devem ficar atentos aos protocolos de segurança
Desde a quarta-feira, 22, shoppings, restaurantes e academias foram autorizados reabrirem suas portas. Apesar da autorização, a portaria anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) estabelece vários protocolos a serem seguidos para evitar a proliferação do coronavírus, incluindo redução do horário de funcionamento – das 12h às 20h para lojas, e das 12h às 22h para praças de alimentação.
Os shoppings atacadistas de Brusque, os da rodovia Antônio Heil e o Shopping Gracher, porém, estão autorizados a abrir em horário normal, diz o tenente-coronel da Polícia Militar, Otávio Manoel Ferreira Filho.
O comandante explica que esses shoppings da cidade não estão nos mesmos parâmetros que os shoppings centers de cidades vizinhas, como Blumenau e Balneário Camboriú, por terem menos circulação de pessoas, ou serem considerados galerias ou centros comerciais.
Ferreira Filho afirma que os shoppings do município entraram em contato com a PM, e o comandante explicou a eles que estavam autorizados a funcionar em horário normal.
“Disse para eles que podem funcionar normal, mas cumprindo as regras de segurança e seguindo os protocolos, o que é o mais importante”, destaca.
A diretriz prevê a presença de um funcionário na entrada dos locais para orientar sobre o uso obrigatório de máscaras e de higienização das mãos. Além disso, a portaria prevê 1,5 metro de distanciamento entre os clientes e proíbe a prova de itens de vestuário, como calçados e roupas, e também de itens de maquiagem.