Simpósio de Filosofia: Faculdade São Luiz realiza 21º encontro na próxima semana
Evento discutirá as contribuições da filósofa alemã Edith Stein para a educação e a psicologia
Evento discutirá as contribuições da filósofa alemã Edith Stein para a educação e a psicologia
A Faculdade São Luiz realiza entre os dias 4 a 6 de outubro, o 21º Simpósio de Filosofia. Esta será a segunda edição do evento que discutirá as contribuições da filósofa alemã Edith Stein para a educação e a psicologia.
“Discutiremos dois temas muito importantes, atuais e que têm as contribuições dessa grande autora que marcou todo um período da Filosofia e que nos encanta porque, cada vez que a estudamos, percebemos sinais de que precisamos estudar ainda mais para entender melhor seu pensamento e o mundo que nos cerca”, destaca o vice-diretor da Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa.
O simpósio é voltado para professores, estudantes e comunidade em geral, com uma programação ao longo de três dias. A abertura será na quarta-feira, 4 de outubro, a partir das 19h15. Neste dia, haverá a presença da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), doutora Patrícia de Lima Teixeira, que vai abordar “A visão educativa de Edith Stein”.
Na quinta-feira, 5 de outubro, o simpósio se estende ao longo do dia, com programação pela manhã, à tarde e à noite.
Das 8h às 11h30, a professora doutora Patrícia Teixeira participará do minicurso com o tema “As contribuições de Edith Stein para a formação de educadores”. A conferência principal será às 19h30, com o doutor Acchiles Gonçalves Coelho Júnior, que trará o tema “Psicologia com alma segundo Edith Stein”.
Ele também participará do terceiro e último dia do simpósio, na sexta-feira, 6 de outubro, com o minicurso “Contribuições de Edith Stein para o atendimento psicológico”.
“A Faculdade São Luiz tem a honra de trazer mais essa edição do simpósio, que é sempre um momento de crescer como pessoa, comunidade, cidade e região. Conhecer o ser humano é compreender sempre um pouquinho mais de nós”, destaca padre Aléssio.
A entrada no 21º Simpósio de Filosofia é gratuita e aberta à comunidade. Apenas as pessoas que buscam pelo certificado de participação devem fazer a inscrição antecipadamente, no site www.saoluiz.com.br.
Edith Theresa Hedwing Stein foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça.
Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.
19h15 – abertura do simpósio
19h30 – conferência “A visão educativa de Edith Stein”, com a dra. Patrícia de Lima Teixeira
20h30 – debate aberto
21h30 – encerramento
8h às 11h30 – minicurso “As contribuições de Edith Stein para a formação de educadores”, com a dra. Patrícia de Lima Teixeira
14h às 17h – comunicações
19h30 – conferência “A psicologia ‘com alma’ segundo Edith Stein”, com o dr. Acchiles Gonçalves Coelho Júnior
20h30 – debate
21h30 – encerramento
8h às 11h30 – minicurso “Contribuições de Edith Stein para o atendimento psicológico”, com o dr. Acchiles Gonçalves Coelho Júnior
11h30 – encerramento do 21º Simpósio de Filosofia
Leia também:
1. Biergartenplatz, Semana Farroupilha e Corra por Elas: confira seis coisas para fazer em Brusque e região neste fim de semana
2. Jovem de 19 anos morre após acidente com carreta na BR-101, em Joinville
3. EXCLUSIVO – Levantamento mostra quais ruas, avenidas e rodovias de Brusque mais registraram acidentes em 2023
4. Motorista fica ferido após carro bater em poste na rodovia Antônio Heil, em Brusque
5. Acidente que ocasionou batida em poste na Antônio Heil envolveu três veículos; entenda
Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia: