Sindicato contesta pedido de instalação de câmeras nas salas de aula em Brusque

Vereador Natal Lira apresentou requerimento na Câmara na semana passada

Sindicato contesta pedido de instalação de câmeras nas salas de aula em Brusque

Vereador Natal Lira apresentou requerimento na Câmara na semana passada

Na última terça-feira, 21, o vereador Natal Lira (DC) apresentou um requerimento na sessão da Câmara para solicitar à Prefeitura de Brusque a instalação de câmeras de vídeo nas salas de aula do ensino fundamental.

O vereador solicitou que os dispositivos gravem imagens e áudios. Segundo ele, o objetivo é maior segurança nas escolas, para que não ocorra atentados como o de Saudades. Ele também pediu que tenham câmeras externas, para que os professores se sintam mais seguros. A aprovação do requerimento foi por unanimidade.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb), Orlando Soares Filho, informa que se posiciona contra a solicitação feita por Natal.

Segundo ele, é louvável a posição do vereador, pois vem ao encontro da preocupação do sindicato, mas as câmeras dentro da sala de aula ferem o direito de cátedra dos professores e profissionais da educação.

“A preocupação com os professores e alunos é justificada. Porém, entendemos que deve haver um cuidado maior com portarias e locais de fácil acesso onde estranhos possam entrar no ambiente escolar”, comenta.

Segurança

O presidente destaca ainda que após o caso em Saudades, o sindicato levantou a preocupação da segurança nas escolas de Brusque e Guabiruba no ambiente externo.

Em Guabiruba, um representante do Sinseb e o secretário de Educação foram em todas as unidades escolares para identificar onde seria possível melhorar a segurança no ambiente. No final das visitas, foi elaborado um relatório com ações que poderiam melhorar para garantir a segurança na rede de ensino.

“Levantamos preocupações contra a facilidade de locais serem entrados por estranhos e gostaríamos de resolver. Como por exemplo, na escola Tia Ana, no Limeira, onde a altura das janelas do que era um antigo posto de saúde possui uma grande facilidade de entrar”, ressalta Orlando.

Em Brusque, informa ele, foi feita a mesma solicitação de visitar os prédios. Porém, a Secretaria de Educação respondeu que se o sindicato soubesse de locais que possam ser melhorados, era para informar que seria verificado pela secretaria.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo