X
X

Buscar

Sindicato contesta pedido de instalação de câmeras nas salas de aula em Brusque

Vereador Natal Lira apresentou requerimento na Câmara na semana passada

Na última terça-feira, 21, o vereador Natal Lira (DC) apresentou um requerimento na sessão da Câmara para solicitar à Prefeitura de Brusque a instalação de câmeras de vídeo nas salas de aula do ensino fundamental.

O vereador solicitou que os dispositivos gravem imagens e áudios. Segundo ele, o objetivo é maior segurança nas escolas, para que não ocorra atentados como o de Saudades. Ele também pediu que tenham câmeras externas, para que os professores se sintam mais seguros. A aprovação do requerimento foi por unanimidade.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb), Orlando Soares Filho, informa que se posiciona contra a solicitação feita por Natal.

Segundo ele, é louvável a posição do vereador, pois vem ao encontro da preocupação do sindicato, mas as câmeras dentro da sala de aula ferem o direito de cátedra dos professores e profissionais da educação.

“A preocupação com os professores e alunos é justificada. Porém, entendemos que deve haver um cuidado maior com portarias e locais de fácil acesso onde estranhos possam entrar no ambiente escolar”, comenta.

Segurança

O presidente destaca ainda que após o caso em Saudades, o sindicato levantou a preocupação da segurança nas escolas de Brusque e Guabiruba no ambiente externo.

Em Guabiruba, um representante do Sinseb e o secretário de Educação foram em todas as unidades escolares para identificar onde seria possível melhorar a segurança no ambiente. No final das visitas, foi elaborado um relatório com ações que poderiam melhorar para garantir a segurança na rede de ensino.

“Levantamos preocupações contra a facilidade de locais serem entrados por estranhos e gostaríamos de resolver. Como por exemplo, na escola Tia Ana, no Limeira, onde a altura das janelas do que era um antigo posto de saúde possui uma grande facilidade de entrar”, ressalta Orlando.

Em Brusque, informa ele, foi feita a mesma solicitação de visitar os prédios. Porém, a Secretaria de Educação respondeu que se o sindicato soubesse de locais que possam ser melhorados, era para informar que seria verificado pela secretaria.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube