Sindicatos de Brusque realizam mais 123 mil atendimentos de saúde em 2023
Atendimento desafogou quase 15,5 mil atendimentos do SUS
Atendimento desafogou quase 15,5 mil atendimentos do SUS
Os sindicatos de Brusque realizaram mais de 123 mil atendimentos de saúde em 2023.
Consultas médicas, atendimentos odontológicos, exames e convênios com diversas clínicas e instituições são disponibilizados aos trabalhadores associados aos sindicatos do município.
Os sindicatos de trabalhadores, Sintimmmeb, Sintrivest, Comerciários, Sintricomb, Sintiplasqui, Sintrafite, Sindmestre e Sinseb juntos, realizaram ao todo 123.962 atendimentos na área da saúde, em 2023. Os atendimentos incluem consultas, exames e procedimentos dos mais diversos. Se somados e divididos, a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Brusque desafogou em quase 15,5 mil atendimentos mensais de janeiro a agosto deste ano.
Estão englobados neste número, procedimentos como: consultas eletivas com pediatra, cardiologista, oftalmologista, clínico geral, dentre outras especialidades; sessões de fisioterapia, acupuntura; consultas de fonoaudiologia, psicologia, nutricionista; além de exames laboratoriais e de imagem, tratamentos quimioterápico, radiológico e também tratamentos imunológicos.
Os oito sindicatos fazem parte do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical), que reúne ainda mais quatro sindicatos, que juntos, representam mais de 80 mil trabalhadores e trabalhadoras. Os números são ainda maiores se somados os atendimentos na área de odontologia, que até agosto totalizaram 51.189, atingindo um montante de 175.151 atendimentos médicos, odontológicos, exames, terapias e tratamentos.
De acordo com a coordenadora do Fórum Sindical, Marli Leandro, estes serviços são possíveis graças à responsabilidade e seriedade com que os recursos próprios de cada sindicato, provenientes única e exclusivamente das mensalidades sindicais, são geridos, garantindo assim benefícios na área da saúde aos associados e também, aos seus dependentes.
“Historicamente os sindicatos no Brasil têm o papel de representar os interesses dos trabalhadores de cada categoria profissional. É uma luta incansável dos sindicatos avançar e assegurar melhorias nos salários e condições de trabalho. E aqui na região de Brusque, o movimento sindical vai além disso, garantindo assistência na área da saúde aos trabalhadores e trabalhadoras associados, como também aos seus dependentes, como filhos e, dependendo do estatuto de cada sindicato, também as esposas.
Estamos em uma região pujante e devolvemos aos nossos associados a contribuição mensal que realizam, por meio de benefícios, para que eles saibam que podem contar com o seu sindicato para lutar por seus direitos, mas também para um atendimento, uma consulta médica ou odontológica”, ressalta.
A coordenadora também reforça que os números surpreendem ainda mais, pois são serviços disponibilizados há décadas pelos sindicatos. “Os mais de 175 mil atendimentos realizados nas áreas médica, odontológica e tratamentos, foram absorvidos pelos sindicatos de forma privada, ou seja, desafogando a rede pública que já possui uma demanda enorme de atendimentos”, diz. E pontua: “se não houvesse esse braço forte dos sindicatos, será que a rede pública daria conta de absorver todos estes atendimentos? Este é um questionamento importante que deve ser feito pelos trabalhadores da nossa região”.
As instituições oferecem serviços de odontologia e medicina, com profissionais que atuam nas próprias sedes e subsedes dos sindicatos; que também mantém convênios com clínicas, hospitais e diversos especialistas no município e região, com valores mais acessíveis para atendimento aos associados.
Já o Sintimmmeb possui um plano de saúde próprio aos trabalhadores metalúrgicos, além dos atendimentos na parte de odontologia realizados no próprio sindicato. O Plano Sintimmmeb Saúde é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e possui atendimento de urgência e emergência em toda a rede credenciada da região.
Uma novidade que será inaugurada pelo sindicato no início do ano que vem, é o Centro Médico Sintimmmeb, no município de Guabiruba. As instalações contarão com médicos de diversas especialidades; atendimento com médico da família; pequenos atendimentos ambulatoriais; subsecretaria do Plano de Saúde e tratamentos quimioterápico e imunológico.
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: