Sindicatos de Brusque se reúnem para discutir direitos trabalhistas
Sintricomb, Sintrivest, Sintrafite, Sindnapi, Sintimmmeb, Sintiplasqui, Sinseb, sindicato dos bancários e sindicato dos comerciários participaram do evento
Um grupo de sindicalistas de Brusque participou ontem, em Florianópolis, de uma mobilização contra as medidas provisórias (MPs) 664 e 665. O evento foi organizado pela Força Sindical de Santa Catarina, em frente à Superintendência Regional do Trabalho.
As duas MPs, que entraram em vigor nesta semana, tratam de mudanças no seguro-desemprego e auxílio-doença. Os sindicatos alegam que as mudanças dificultaram o acesso dos trabalhadores aos benefícios. No evento, os sindicalistas se encontraram com o Ministro do Trabalho e Emprego, o catarinense Manoel Dias, e entregaram a ele uma carta de repúdio às MPs, que deverá ser encaminhada para a presidente Dilma Rousseff. O ministro argumentou que as medidas provisórias ainda passarão por uma discussão e que não vê perda nos direitos trabalhistas.
“Nós vamos discutir, as centrais sindicais irão representar todos os trabalhadores, discutiremos com governo e com o Congresso. Não se trata de tirar direito, mas sim de ajustar, encontrar um meio termo”, diz Dias.
O evento teve a participação dos seguintes sindicatos de Brusque: Sintricomb, Sintrivest, Sintrafite, Sindnapi, Sintimmmeb, Sintiplasqui, Sinseb, sindicato dos bancários e sindicato dos comerciários, todos integrantes do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região.