Sindilojas celebra 56 anos e apresenta dados econômicos de Brusque e região
Solenidade teve a presença de lideranças políticas, empresariais e institucionais
Solenidade teve a presença de lideranças políticas, empresariais e institucionais
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) realizou na noite de terça-feira, 31, solenidade alusiva à passagem de seus 56 anos de história.
Em seu papel colaborativo com o desenvolvimento das cidades em que atua, o Sindilojas trouxe, na oportunidade, dados econômicos importantes da região, apresentados pelo economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Pedro Henrique Pontes.
A solenidade foi realizada na Sociedade Esportiva Bandeirante e reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais. O presidente da entidade, Marcelo Gevaerd, enalteceu a trajetória do Sindilojas e agradeceu a todos os presidentes e diretores que, cada qual em sua gestão, pensaram e tomaram as melhores decisões para o fortalecimento do comércio nos municípios de atuação do sindicato. Ele também ressaltou o apoio da Fecomércio e do Sesc e Senac no município de Brusque, para o desenvolvimento das empresas do comércio e também de seus colaboradores.
Durante a solenidade, Gevaerd anunciou o compromisso reafirmado pela Fecomércio, da construção de uma quadra de esportes no município de Guabiruba.
“Este era um dos pedidos que eu faria nesta noite, mas já durante a visita que fizemos ao município de Guabiruba no período da tarde, com uma comitiva da Fecomércio, recebemos esta boa notícia do nosso presidente Hélio Dagnoni. É um pedido antigo, a instalação de uma quadra de esportes em Guabiruba, para que a estrutura disponibilizada aos nossos comerciários seja ainda mais adequada às atividades que são desenvolvidas em nossa região. Agora temos este compromisso de que até o final de 2024, esta quadra será inaugurada e vamos acompanhar de perto todas as tratativas junto à Fecomércio e à Prefeitura de Guabiruba”, enfatizou.
O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, comentou, na ocasião, que a construção da quadra poliesportiva do Sesc no município é algo muito aguardado pela administração municipal, uma promessa firmada há seis anos, mas que não teve sequência por uma série de fatores, especialmente a pandemia, no ano de 2020.
Porém, Zirke reforçou o comprometimento da Prefeitura de Guabiruba com o projeto, e com o terreno, que permanece à disposição para a obra.
“Para nós é motivo de alegria estarmos aqui comemorando o aniversário de 56 anos do Sindilojas e gostaria de parabenizar todo o trabalho que o Marcelo Gevaerd vem fazendo com sua diretoria, pela cobrança desta quadra esportiva para Guabiruba. O presidente da Fecomércio assumiu este compromisso conosco hoje, já conheceu o terreno com sua equipe e acreditamos que agora este projeto sairá da gaveta e se concretizará”, comentou.
Outro importante anúncio realizado durante a solenidade de 56 anos do Sindilojas, pelo presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, foi da ampliação do Sesc Escola em Brusque, contemplando o Ensino Fundamental II, sexto ao nono ano e uma creche, para atender as famílias de comerciários com filhos nesta idade.
“Quero dizer a vocês que está no nosso orçamento este novo bloco do Sesc Escola em Brusque e a quadra poliesportiva em Guabiruba, dois presentes que trago para a região nesta noite, em que comemoramos os 56 anos do Sindilojas. Acreditem no Sindilojas, nos trabalhos realizados pelo Marcelo Gevaerd e toda sua diretoria, a quem eu desejo muito sucesso. Que vocês comecem a acreditar no Sindilojas, que é o sindicato que representa o comércio, os horários do comércio, os salários, o fortalecimento deste setor que gera emprego e renda a tantas e tantas pessoas aqui na região, como demonstrado pelo nosso economista Pedro Pontes”, ressaltou Dagnoni.
De acordo com o presidente, o novo bloco do Sesc Escola deve iniciar sua construção no ano de 2024, com conclusão em 2025.
Também presentes na solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo e o superintendente do Sebrae SC, Renato Campos Carvalho e Carlos Henrique Ramos Fonseca, respectivamente, enfatizaram o compromisso de parceria com o Sindilojas e seus associados.
“É uma honra estar aqui celebrando os 56 anos do Sindilojas, uma instituição forte, que apoia os pequenos negócios de lojistas de Brusque, Botuverá e Guabiruba. Cumprimento a Fecomércio por todo o trabalho realizado na região, fundamental nesses 56 anos de trajetória do Sindilojas. É um momento que merece ser celebrado, pois o setor do comércio representa um dos maiores PIBs da cidade e da região de Brusque, exatamente por isso que o Sebrae tem um olhar especial voltado a esses municípios, com projetos que beneficiem os empresários e fomentem o empreendedorismo local. Somente em 2022, o Sebrae atuou em nove municípios da região que engloba Brusque, com 17 projetos. E para este ano, nossa meta é dobrar esta meta. Vamos trabalhar, firmando parcerias com instituições como o Sindilojas. Podem contar conosco em projetos que beneficiem o pequeno negócio local”, reforçou Carvalho.
Fonseca também frisou que o objetivo do Sebrae é melhorar os resultados das empresas e isso só é possível, por meio de parcerias.
“As parcerias com as federações, como a Fecomércio e os sindicatos empresariais, são fundamentais. Então, contem com o apoio do Sebrae para que possamos levar a vocês as soluções. Temos um instrumento muito forte para melhoria da competitividade da pequena empresa, do pequeno negócio, que é o Sebraetec, com um subsídio de até 70% do Sebrae. E hoje lançamos, em parceria com a Fecomércio, para levar aos sindicatos patronais e fomentar o associativismo em Santa Catarina, um voucher para ser usado pelas empresas associadas, na contrapartida desse subsídio do Sebrae. Então, contem com o apoio do Sebrae para que possamos levar a vocês as soluções que possuímos”, complementou o superintendente.
Os prefeitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, enalteceram a atuação do Sindilojas nos municípios, no fomento ao comércio, turismo e serviços.
“É uma alegria estarmos juntos nesses 56 anos do Sindilojas. Quero parabenizar todos os presidentes e diretores que contribuíram com a entidade, que dá respaldo aos comerciantes em nossas cidades. Vamos buscar parcerias para fortalecer o turismo de Botuverá e queremos contar com a ajuda do Sindilojas e do Senac na capacitação dos profissionais, para que possamos desenvolver ainda mais nosso comércio e turismo e bem receber a todos que chegam em nossa cidade. A parceria poder público e entidades é muito importante, é o que faz todos prosperarem e quem ganha é a população. Que sempre possamos nos unir para alinharmos ideias e projetos”, frisou o prefeito de Botuverá, Alcir Merízio.
“Quero cumprimentar o Sindilojas por todo o trabalho que fez e faz em prol da economia brusquense, do emprego e renda, nesses 56 anos. Brusque é a nona economia do estado, somos a décima primeira maior cidade de Santa Catarina. Em menos de oito anos, nossa economia voltou a crescer bem, se recuperou da pandemia e o comércio se faz presente em um percentual muito grande. E dentre as parcerias que temos, está a firmada com o Sindilojas, que queremos levar adiante, com projetos de treinamento e capacitação de mão de obra qualificada, para atuar em nosso comércio, nossos serviços e indústrias. Agradeço ao Senac e ao Sesc, braços da Fecomércio e do Sindilojas no município. Nosso intuito é proporcionar uma melhor qualidade de vida ao nosso povo. Parabéns, Sindilojas e conte com a Prefeitura de Brusque”, ressaltou o prefeito de Brusque, Ari Vequi.
– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema