Sine deve realizar dois mutirões de emprego em Brusque durante 2022
Gestão avalia com bons olhos a primeira edição do evento, em que 200 pessoas foram contratadas
Após a primeira edição do mutirão do emprego, realizado em outubro de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Brusque pretendem realizar mais edições do evento.
Apesar de a data ainda não ter sido definida, os meses de março e setembro já foram escolhidos. “Seguirá os mesmos protocolos do ano passado, afinal foi um sucesso. Recebemos feedback tanto do empregador como do empregado”, afirma o diretor do Sine, Waldir da Silva Neto.
Na primeira edição, cada uma das 50 empresas participantes teve um espaço específico onde o responsável pelo Recursos Humanos pudesse atender as pessoas interessadas na vaga. Na oportunidade, 1,3 mil pessoas foram atendidas e 200 pessoas foram empregadas. Além disso, outras foram cadastradas no banco de dados das empresas para serem chamadas futuramente.
“Na última edição, 50 empresas participaram. Queremos e esperamos muito mais. Talvez um sonho, mas nada impossível, usar todo o espaço do Pavilhão da Fenarreco. Brusque é uma cidade próspera e acolhedora, temos emprego, queremos cada vez mais aproximar sem burocracias o empregador do empregado”, diz o diretor.
Triagem e palestras
Segundo Waldir, as pessoas que buscavam uma vaga de emprego no mutirão participaram de uma palestra com o Recursos Humanos da Prefeitura de Brusque. Na conversa foram passadas dicas para elaborar um currículo e como se comportar em uma entrevista.
Eles ainda passaram por uma triagem com os servidores da pasta e do Sine e, na sequência, foram encaminhados para empresas que demostravam interesse ou que possuíam experiência na área.
Além disso, os parceiros do Sine também oferecem alguns serviços à população na data, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Instituto Geral de Perícias (IGP), Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampebr), Senac e Senai.
Atendimentos em janeiro
Com a virada do ano, o Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO) zera todas as vagas. Por esse motivo, o Sine solicita para todos os empregadores reencaminharem a ficha de cadastro de vagas para que elas sejam incluídas no sistema. “Nesta reta final de janeiro estamos com 189 vagas disponíveis”, comenta Waldir.
Em janeiro de 2022, o Sine já realizou 818 encaminhamentos para vagas de emprego e 49 entradas no seguro de desemprego. Para cada vaga disponibilizada pelo empregador são encaminhadas 10 pessoas.
O diretor do Sine comenta que se os números deste ano seguirem os de 2021, já se considera feliz.
“Não há nada mais digno para uma pessoa que o emprego. Nós no Sine em muitas vezes acabamos fazendo até papel de psicólogo. E algo que sempre falo e defendo ao longo da minha vida pública é que devemos nos colocar no lugar das pessoas. Como diretor do Sine continuarei em buscar de parcerias, contatando empresas e instituições”.
Ele ainda diz que é programado um evento nos bairros para acontecer neste ano com a Caravana Sine realizada pelo estado. “Pretendemos pegar os bairros afastados do Centro, e ir com o ônibus do Sine atender essas comunidades”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube