Sinos da Paróquia São Luís Gonzaga: conheça a história, horários e os motivos do soar
Itens históricos foram inaugurados em julho de 1973
O sino é um dos objetos mais importantes nas cerimônias sagradas das mais diversas religiões do mundo. Por ter muitos significados, é um objeto que também desperta curiosidade de muitas pessoas. No Centro de Brusque, os quatro sinos da Paróquia São Luís Gonzaga (Matriz) podem ser ouvidos de longe quando tocam, mas você sabe o motivo do soar?
Questionado, o padre Diomar Romaniv, que celebra missas na paróquia, conta que o soar do sino é sempre um convite à oração ou um anúncio de grande importância na Igreja.
“Na matriz ele toca normalmente às 12h e às 18h, naquilo que chamamos a hora do Ave Maria, um convite à oração do Ângelus. Também toca diariamente uma hora, trinta minutos e quinze minutos antes da Santa Missa como um convite e um anúncio da próxima celebração”, revela.
Sobre os horários, o padre conta que eles nunca mudaram desde que ele chegou na paróquia.
História
Os sinos da igreja matriz foram inaugurados em julho de 1973. O senhor Otto Schaefer foi o convidado de honra da celebração, como o mais idoso membro da Comissão Pró Construção Matriz.
Na ocasião ele tocou “Ana Suzana”. Para fazer a inauguração dos sinos foram convidados os senhores prefeito municipal de Brusque, Cesar Moritz, o presidente da Comissão Pró Construção Guilherme Renaux, padre Osnildo Klann – representante do Provincial, e Vito Schlickmann – representante da Arquidiocese.
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior