Sinseb altera estatuto e muda para diretoria colegiada
Com as mudanças, sindicato espera aumentar participação da diretoria nas decisões
Com as mudanças, sindicato espera aumentar participação da diretoria nas decisões
Após assembleia realizada na sexta-feira, 7, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb) aprovou a mudança da diretoria presidencialista para colegiada. Além da mudança na diretoria, agora todos os membros do sistema diretivo poderão ser reeleitos.
De acordo com Orlando Soares Filho, agora coordenador-geral do sindicato, a alteração teve mais de 80% de aprovação. Devido à pandemia, a votação ocorreu de forma online. Soares Filho esclarece que o congresso onde foram realizadas as alterações no estatuto ocorreu em março deste ano, mas a ratificação por assembleia, onde ocorreu a votação, foi marcada para este mês. Conforme o estatuto, o congresso ocorre a cada cinco anos.
Segundo Soares Filho, o artigo que tratava sobre a eleição dos membros da diretoria foi alterado pois não haverá mais presidente e vice-presidente do Sinseb, que agora passam a ser coordenador-geral e vice-coordenador-geral.
Ele explica que a partir de agora os coordenadores Geral, Institucional, de Finanças e de Secretaria Geral deverão apresentar um relatório mensal com as atividades desempenhadas. Conforme aponta o estatuto, anualmente será realizado um balanço das pastas da diretoria.
O documento será apresentado e “não havendo aprovação por maioria absoluta do Colegiado, poderá haver substituição nas Coordenadorias Geral, Institucional, de Finanças e de Secretaria Geral, escolhidos pela diretoria colegiada, sem que haja perda do mandato de diretor.”
“O congresso do sindicato, quando deliberou por essa forma, tentou prestigiar mais a participação coletiva da diretoria nas decisões da entidade ”, esclarece Soares Filho.
Ele explica que a coordenação geral poderá ser modificada anualmente por meio de renúncia da pessoa que estiver no cargo ou caso as coordenadorias não aprovem o balanço apresentado.
Além disso, também ocorreu a criação da coordenação da Juventude, da Mulher e Diversidades com orçamento próprio, código de ética da entidade, além de aprimoramento da possibilidade de convênios de planos de saúde. “Com essas alterações podemos buscar essa parceria junto com a prefeitura. O congresso definiu várias alterações nesses outros sentidos”, finaliza.
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