Sinseb altera estatuto e muda para diretoria colegiada

Com as mudanças, sindicato espera aumentar participação da diretoria nas decisões

Sinseb altera estatuto e muda para diretoria colegiada

Com as mudanças, sindicato espera aumentar participação da diretoria nas decisões

Após assembleia realizada na sexta-feira, 7, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb) aprovou a mudança da diretoria presidencialista para colegiada. Além da mudança na diretoria, agora todos os membros do sistema diretivo poderão ser reeleitos.

De acordo com Orlando Soares Filho, agora coordenador-geral do sindicato, a alteração teve mais de 80% de aprovação. Devido à pandemia, a votação ocorreu de forma online. Soares Filho esclarece que o congresso onde foram realizadas as alterações no estatuto ocorreu em março deste ano, mas a ratificação por assembleia, onde ocorreu a votação, foi marcada para este mês. Conforme o estatuto, o congresso ocorre a cada cinco anos.

Segundo Soares Filho, o artigo que tratava sobre a eleição dos membros da diretoria foi alterado pois não haverá mais presidente e vice-presidente do Sinseb, que agora passam a ser coordenador-geral e vice-coordenador-geral.

Confira aqui a proposta de alteração do estatuto do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Brusque e Região. 

Mais atuação

Ele explica que a partir de agora os coordenadores Geral, Institucional, de Finanças e de Secretaria Geral deverão apresentar um relatório mensal com as atividades desempenhadas. Conforme aponta o estatuto, anualmente será realizado um balanço das pastas da diretoria.

O documento será apresentado e “não havendo aprovação por maioria absoluta do Colegiado, poderá haver substituição nas Coordenadorias Geral, Institucional, de Finanças e de Secretaria Geral, escolhidos pela diretoria colegiada, sem que haja perda do mandato de diretor.”

“O congresso do sindicato, quando deliberou por essa forma, tentou prestigiar mais a participação coletiva da diretoria nas decisões da entidade ”, esclarece Soares Filho.

Ele explica que a coordenação geral poderá ser modificada anualmente por meio de renúncia da pessoa que estiver no cargo ou caso as coordenadorias não aprovem o balanço apresentado.

Além disso, também ocorreu a criação da coordenação da Juventude, da Mulher e Diversidades com orçamento próprio, código de ética da entidade, além de aprimoramento da possibilidade de convênios de planos de saúde. “Com essas alterações podemos buscar essa parceria junto com a prefeitura. O congresso definiu várias alterações nesses outros sentidos”, finaliza. 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo