X
X

Buscar

Sintimmeb suspende atendimentos e divulga orientações em função do coronavírus

Suspensão do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque é baseada no decreto do governo estadual

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmeb) suspenderá os atendimentos ao público e departamento odontológico na sede administrativa por sete dias, a partir desta quarta-feira, 18.

Suspensão é baseada no decreto 515, que declara situação de emergência em todo estado, anunciado pelo Governador do Estado, Carlos Moisés, nesta terça-feira, 17, com medidas emergenciais e restritivas visando a contenção da propagação do coronavírus.

Segundo comunicado, a depender das circunstancias e das orientações dos órgãos de saúde, esses prazos poderão ser revistos.

Sintimmeb Saúde

Somente os atendimentos administrativos da Sintimmmeb Saúde serão suspensos por sete dias. Contudo, os beneficiários que precisarem utilizar os serviços médicos credenciados e cobertos pelo plano de saúde poderão fazê-lo.

Porém, a orientação do Sintimmeb é procurar os serviços médicos somente quando necessário. Algumas clínicas e consultórios adotaram regime de atendimento reduzido ou somente emergências.

Procedimentos eletivos, ou seja, que estão agendados e não tem classificação de urgência estão suspensos em todo estado.

Empresas metalúrgicas

De acordo com comunidade do Sintimmeb, as empresas metalúrgicas de Brusque, Guabiruba e Botuverá poderão usar de bom senso e avaliar a situação individualmente para tomar as medidas necessárias, a fim de colaborar com os esforços de todos de conter a propagação do coronavírus na nossa região e seguir as orientações dos órgãos de saúde das esferas federal, estadual e municipal.

As empresas que puderem, o sindicato recomenda a suspensão dos serviços preventivamente pelo prazo de sete dias.

Caso não seja possível o fechamento total, a orientação é que reduzam as atividades à capacidade mínima, assim para evitar aglomerações e não aumentar os riscos ao trabalhador, conforme orientação do artigo 4º, do decreto publicado pelo governador Carlos Moisés.

Ainda, os trabalhadores que apresentarem sintomas suspeitos como febre, dor de garganta, coriza, tosse e falta de ar devem ser liberados imediatamente do trabalho e poderão ter suas faltas abonadas, conforme Lei 13.979, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada no dia 6 de fevereiro de 2020.

Departamento Jurídico

O Departamento Jurídico do sindicato atuará na modalidade de home office, de casa, a fim de cumprir as orientações do Governo do Estado, em atividade em que é possível realizar em casa, em isolamento preventivo, sem atendimento presencial.

Homologação de rescisões de contrato de trabalho

Sindicato também orienta que todos os trabalhadores e empregadores que realizariam a homologação da rescisão do contrato de trabalho no Sintimmeb, durante o período da suspensão, deverão realizar os pagamentos das verbas rescisórias respeitando o prazo do artigo 477, § 6º, da CLT.

As homologações, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho vigente, serão realizadas após o período de suspensão.

Sede recreativa

As atividades na sede recreativa dos Metalúrgicos, em Guabiruba, estarão suspensas pelo prazo de 30 dias.

Festival dos Metalúrgicos e Passeio Ciclístico

O Festival da Integração Social e Sindical e Passeio Ciclístico, que estava previsto para acontecer no dia 25 de abril, na sede recreativa, está suspenso por prazo indeterminado.

Uma nova data será definida mais adiante, em um momento mais adequado, onde seja possível garantir a segurança e saúde de todos.

Canais de comunicação

O site e redes sociais (@sintimmmeb – Facebook e Instagram) do sindicato seguiram trazendo informações e atualizando a situação para os associados e dependentes metalúrgicos.

TELEFONES DE PLANTÃO
Eduardo de Souza – Presidente do Sintimmmeb – (47) 9 9963-1927
Jorge Luis Putsch – Vice Presidente do Sintimmmeb – (47) 9 9624-4300
Clóvis Cabral e Silva – Diretor Financeiro do Sintimmmeb – (47) 9 9994-0308