Há 50 anos, em 1967, por iniciativa do trabalhador e sindicalista Ademir Félix e mais 14 trabalhadores, nasceu a Associação dos Profissionais Metalúrgicos, organização criada para representar os trabalhadores da Indústria Metal-Mecânica de Brusque e região. Em 1976, o grupo conseguiu reconhecimento como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque e Região (Sintimmmeb) e poderia, a partir daí, representar toda a categoria.
Em 1978, dois anos após a criação a oficialização da associação como Sindicato, foi realizada a primeira reunião da Convenção Coletiva de Trabalho. Foi um grande marco, porque significou que as decisões e os benefícios seriam estendidos a toda a categoria e não apenas a algumas poucas empresas. Na década de 80, foram conquistados vários benefícios. Entre eles, em 1982, as férias são definidas coletivamente e são usufruídas por um período maior que 15 dias.
Em 1988, as empresas passaram a ter a obrigação de ceder, gratuitamente, uniforme e os equipamentos de segurança aos trabalhadores. Foi um item primordial, porque garantiu a milhares mais segurança e saúde dentro do chão de fábrica e melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Em 1989, foi definida estabilidade para gestantes, mesmo após o tempo de licença maternidade. Um grande trabalho de Ademir Félix e de sua diretoria.
A década de 90 também teve grandes avanços. Em 1995, por exemplo, a diretoria do sindicato, já comandada por José Isaías Vechi, conquistou o maior ganho real no reajuste salarial: 8%, além do índice de inflação. Desde 1994, o sindicato fecha a Convenção Coletiva sempre com ganho real.
No ano seguinte, por meio de muita negociação, os trabalhadores passam a ter um plano de saúde, em vista da carência no atendimento público. E, atualmente, com a Sintimmmeb Saúde, plano de saúde exclusivo da categoria, os trabalhadores têm à disposição 160 médicos, seis hospitais em três cidades, 34 especialidades diferentes, entre outros convênios médicos, como clínicas, laboratórios e centros de radiografia, centros de imagem e de ultrassonografia, clínica oncológica adulto e pediátrico, entre outros. Nesses 20 anos, já foram mais de um milhão e 400 mil atendimentos, que seguem até hoje.
As parcerias que oferecem cursos de idiomas, informática e profissionalizantes formaram aproximadamente três mil alunos. Os anos 2000 foram de muitas ampliações estruturais. Em 2002, o Sintimmmeb inaugurou a nova sede administrativa, na rua João Bauer, Centro. Nela, auditório para comportar as reuniões e assembleias, assistência social, departamento jurídico, secretaria geral, rescisões e um espaço muito mais apropriado para recepcionar os associados e dependentes.
Em 2003, o Sintimmmeb e mais cinco sindicatos realizaram um grande sonho – a abertura da Farmácia dos Trabalhadores, que beneficia cerca de 35 mil pessoas. Em 2005, foi finalizado um investimento antigo na sede: quatro consultórios odontológicos com consultas gratuitas. Até hoje, foram aproximadamente 15 mil atendimentos no total. No ano de 2009, os associados ganharam mais um presente. A entrega da sede recreativa do Sintimmmeb, no Centro de Guabiruba. E ano a ano o sindicato mostra a força dos trabalhadores nas convenções coletivas, na luta por melhores salários, mais benefícios e qualidade de vida aos trabalhadores, segurança e saúde, na manutenção pelos direitos trabalhistas e muitas outras questões essenciais.
Brusque está entre os municípios do estado onde se tem os melhores salários da categoria e somos os únicos da classe no Brasil com jornada semanal de 43 horas e meia. Continuaremos trabalhando e lutando para melhorar a vida dos nossos companheiros e seus familiares. Se contabilizarmos todos os acontecimentos desses 50 anos, uma coletânea de livros não seria suficiente. Porém, continuamos, junto com nossos companheiros trabalhadores e trabalhadoras da categoria, construindo uma grande história de defesa, lutas e conquistas em favor da classe trabalhadora.