Sintricomb e empresa de Vidal Ramos entram em acordo para evitar demissões na crise
Reunião aconteceu nesta terça-feira
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) se reuniu nesta terça-feira, 5, com a unidade da Votorantim em Vidal Ramos para ajustar medidas que evitem a demissão de empregados devido à situação de crise em meio à pandemia da Covid-19.
O sindicato, que representa os empregados, avalizou a proposta de redução de percentual do Programa de Participação de Resultados (PPR), pago anualmente aos funcionários. A baixa será de 0,5%, condicionado a não haver demissões nos próximos dois meses.
“Depois disso, sentaremos e conversamos novamente”, pontua o presidente do sindicato, Izaias Otaviano.
Ele afirma que a entidade vem mantendo conversas diretamente com empresas do setor em Brusque e nas cidades da região às quais o sindicato possui base territorial. O objetivo é acertar condições para que não haja demissão neste momento.
“Para que os efeitos da pandemia não sejam tão devastadores nas empresas. Sempre na questão de preservar o emprego, que, na nossa visão, é o maior desafio hoje”, prossegue Otaviano.
A unidade Vidal Ramos da Votorantim possui em torno de 130 empregados. Além destes, há outros 400, aproximadamente, de forma indireta, com fornecedores ou terceirizados.
“É uma empresa grande. Por isso, postos de trabalho que fecharem naquela região dificilmente serão recuperados”, finaliza Otaviano.
Votorantim adere ao movimento Não Demita
Em nota, a Votorantim Cimentos comunicou que aderiu ao movimento Não Demita, assumindo o compromisso de manter o atual quadro de empregados no Brasil até julho.
“Nosso objetivo é tranquilizar nossos empregados e suas famílias, e contribuir para minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus. Seguimos firmes na luta contra o vírus, reforçando as medidas de higiene, saúde, proteção e segurança em todas as nossas operações e comunidades em que atuamos”, afirma Marcelo Castelli, CEO Global da Votorantim Cimentos.
Mais de 3,3 mil empresas já aderiram ao movimento, criado por empresários brasileiros com o intuito de preservar empregos durante a crise do Covid-19. As informações sobre esse manifesto e as empresas que já fazem parte podem ser conferidas no site www.naodemita.com.
*Notícia atualizada às 9h45 de 8/5 – acrescentada a nota da Votorantim