Sistema de compartilhamento de bicicletas é inaugurado em Brusque
A partir do dia 10 de novembro, população poderá utilizar as 41 bicicletas
A Prefeitura de Brusque inaugurou na manhã desta terça-feira, 29, o sistema de compartilhamento de bicicletas B-bike. O sistema é fruto do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, realizado em parceria com a Unifebe e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.
A partir do dia 10 de novembro, a população poderá utilizar as 41 bicicletas, que foram doadas pelos alemães em fevereiro, e estarão disponíveis em cinco estações espalhadas pela cidade.
A inauguração do sistema aconteceu na estação da praça Sesquicentenário e foi prestigiada por representantes da prefeitura, da Unifebe e também da comitiva alemã, liderada pelo diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth.
Das 41 bicicletas que fazem parte do sistema, 11 são elétricas. Para poder utilizar, o cidadão precisará se cadastrar no site www.bbikebrusque.com.br ou então direto na Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) a partir do dia 1º de novembro. O usuário receberá, então, um cartão magnético que deverá utilizar para desbloquear a bicicleta.
O projeto, inicialmente, será gratuito. O secretário de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi, explica que o órgão ainda estudará o custo de manutenção do sistema e, futuramente, poderá cobrar um valor apenas para a manutenção. “A nossa intenção é incentivar o uso das bicicletas, por isso, se tiver que ser cobrado, será um valor simbólico”, afirma.
Além da estação na praça Sesquicentenário, a população poderá encontrar as bicicletas nas estações instaladas na Unifebe, no Terminal Urbano, no Centro Empresarial e no River Mall.
“A pessoa está lá no terminal e precisa vir para a prefeitura, por exemplo, pode pegar uma das bicicletas e deixar na praça. O objetivo é que as pessoas criem o hábito de compartilhar e que o sistema também seja rotativo, ou seja, que as pessoas não usem e deixem a bicicleta parada em frente ao trabalho, mas que devolvam em uma estação para que outros possam usar”, destaca Bianchi.
Todas as bicicletas têm um chip que faz o monitoramento da localização dos veículos. Além do sistema de compartilhamento das bicicletas, foi inaugurado também as estações fotovoltaicas, instaladas pela empresa Rakia. As placas instaladas captam a energia solar. Esta energia é utilizada para recarregar as bicicletas elétricas e a sobra de energia será destinada para a rede pública.
Uma nova opção
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, destaca a parceria entre o poder público e a universidade, que resulta em benefícios para a população. “O projeto foi todo realizado com recursos da parceria com o Distrito de Karlsruhe e a Unifebe entrou com a parte de educação, pesquisa e extensão, esse é o nosso papel”, diz.
Rosemari também ressalta a elaboração do plano de mobilidade que também é realizado em parceria com a prefeitura. O documento está em fase final de elaboração e foi pensado a curto, médio e longo prazo. “Esse sistema que inauguramos hoje já é um grande passo para uma nova visão de mobilidade que queremos em Brusque”, diz.
O vice-prefeito Ari Vequi afirma que a inauguração do sistema de compartilhamento de bicicletas a comunidade terá uma visão mais concreta sobre a parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe.
“Já tivemos a instalação dos postes inteligentes e da iluminação de LED, mas esse sistema das bicicletas vai representar muito mais para a comunidade”.
O diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, destaca a importância da parceria entre as duas cidades. “Essa parceria não se baseia somente em atividades culturais e educacionais, mas principalmente no futuro do nosso meio ambiente com projetos reais, como o sistema de bicicletas compartilhadas”.