Sistema de monitoramento por câmeras OCR de Brusque vira projeto piloto da PM no estado
Convênio entre polícia, prefeitura, CDL e Sindilojas foi oficializado na manhã desta sexta-feira
Convênio entre polícia, prefeitura, CDL e Sindilojas foi oficializado na manhã desta sexta-feira
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 26, foi assinado oficialmente o convênio entre a Polícia Militar, Prefeitura de Brusque, CDL e Sindilojas, para o monitoramento por câmeras com tecnologia OCR (sigla em inglês para reconhecimento óptico por caracteres).
Os equipamentos, que são mantidos pela CDL e pelo Sindilojas, com o apoio de seus associados, estão em funcionamento desde 2019 em Brusque, e nesta sexta-feira foi feita a formalização do convênio.
Em torno de 40 câmeras OCR estão espalhadas em pontos estratégicos de Brusque e têm apresentado resultados na resolução de diversos crimes como furto, roubo, tráfico de drogas e outros.
O comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Jefferson Schmidt, esteve presente na solenidade e destacou o trabalho da PM em parceria com as entidades. De acordo com ele, a iniciativa de Brusque se tornou um projeto piloto da Polícia Militar no estado para este tipo de trabalho.
“Foi uma iniciativa local e fizemos dele um projeto piloto no estado. Hoje, o modelo de Brusque com as câmeras OCR é um parâmetro para outras cidades. Taió, por exemplo, vai fazer algo semelhante depois de conhecer a iniciativa. Brusque, mais uma vez, vem se despontando nas boas ideias e iniciativas em prol da segurança pública”.
O presidente da CDL, Fabrício Zen, lembra que em 2008 a entidade investiu mais de R$ 400 mil em câmeras de monitoramento para Brusque. A iniciativa foi evoluindo até chegar na instalação das câmeras com tecnologia OCR.
“Em 2019, em uma visão diferenciada do pessoal da Protenet conseguimos inovar e fomentar a parceria com os empresários, dando condições para a polícia fazer seu trabalho. Estamos muito felizes em hoje poder oficializar o trabalho das câmeras OCR no município”.
O comandante da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, agradeceu o empenho dos empresários e da sociedade organizada em prol do trabalho da PM no município.
“As câmeras OCR fazem um diferencial monstruoso na cidade e no desempenho da nossa segurança pública. Já foram solucionados inúmeros crimes com a ajuda destes equipamentos, que são mantidos exclusivamente pela iniciativa privada. Isso mostra o prestígio que a PM tem em nossa cidade”.
O prefeito Ari Vequi também comemorou a formalização do convênio. “É muito importante essa participação da sociedade civil, que ajuda de forma significativa a prefeitura e a polícia, aumentando, através desses equipamentos, a qualidade dos serviços prestados em nossa cidade”.
Além da assinatura do convênio, a solenidade foi marcada pela inauguração da galeria dos ex-comandantes da Polícia Militar de Brusque, inclusive, com a presença de alguns deles, e também pela premiação do programa de valorização e reconhecimento do mérito profissional (Valorem) para os soldados João Artur de Oliveira Lara (1º lugar), Alexander de Freitas Teixeira França (2º lugar) e Jeilson Conceição da Silva (3º lugar).
A cerimônia também teve a entrega da medalha Corpo de Tropa para os policiais que atuam há 25 anos, 20 anos e 15 anos no Batalhão de Brusque.
Seis policiais também foram promovidos durante a cerimônia nesta sexta-feira, 26. Três pelo critério de merecimento e três por tempo efetivo de serviço, são eles: 3º sargento Rodimar de Ramos; 3º sargento José Ricardo Steinbach; 3º sargento Eder Volmar Gomes; soldado Vinicius Lisboa; soldado Paulo Roberto Freitas e soldado Denildo de Miranda.