Situação da Covid-19 em Brusque é considerada estável, mas diretora pede que população continue se vacinando

Comparativo dos três primeiros meses dos últimos anos mostra melhora da situação

Situação da Covid-19 em Brusque é considerada estável, mas diretora pede que população continue se vacinando

Comparativo dos três primeiros meses dos últimos anos mostra melhora da situação

Um comparativo com os números de casos de Covid-18 registrados em Brusque no primeiro semestre de 2021, 2022 e 2023 mostra como a doença está estável no momento. No primeiro trimestre de 2023, Brusque contabilizou uma média de pouco mais de 200 casos de Covid-19. O destaque foi o mês de janeiro, que teve 244 registros da doença.

No entanto, a situação é muito melhor do que o mesmo período de 2022, pois no primeiro trimestre foi registrado um aumento considerado dos casos, sendo que a média mensal foi de 3,8 mil casos. Fevereiro se destacou com 5694 registros da doença.

Já em relação aos três primeiros meses de 2021, a média mensal era de 2,1 mil casos. Naquele período, março foi o mês que mais registrou casos, com um total de 2664 pessoas acometidas pela doença.

Situação estável

A diretora de Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro, comenta que a situação da doença no município atualmente é estável e que apresenta uma grande queda dos casos, até com a estabilização dos números.

“Com a chegada do frio é normal que se observe o aumento dos casos de Covid-19 assim como de outros vírus respiratórios que aumentam nessa época do ano”, salienta a profissional.

A diretora compara os números atuais com os dos anos anteriores que comprovam a estabilização dos casos. “Se olhar para trás a gente observa uma explosão de casos com grande número de internações e óbitos. Hoje, o número de casos é bem baixo, com uma diminuição significativa da necessidade de internação e de óbitos”, comemora.

Procura pelas vacinas

Carol ainda comenta que a pasta espera que a população complete o esquema vacina contra a Covi-19, assim como as demais vacinas do calendário.

“A gente observou uma queda muito grande da população na busca pela vacina para completar o calendário. Esperamos que a população se conscientize e busque essas salas de vacinas para completar os esquemas vacinais”, frisa.

Números atualizados

Brusque registrou desde o último sábado, 15, até esta quinta-feira (20), 35 novos casos de Covid-19, segundo demonstra o boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Assim, a cidade soma 49.818 pessoas que já tiveram o vírus desde o começo da pandemia, em março de 2020. Conforme os dados, do total de casos, 49.443 são considerados recuperados. Há nove casos ativos e nenhum em investigação.

Atualmente, não há pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também não há pacientes em tratamento em enfermaria hospitalar. Desde que a pandemia começou, em 2020, até o momento, foram registrados 366 óbitos.

 


Membros da Assembleia de Deus eram perseguidos nos primeiros anos da igreja em Brusque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo