X
X

Buscar

Nível do rio Itajaí-Mirim em Brusque é normal, apesar da chuva constante

As fortes chuvas presentes ao longo de todo este sábado,31, nas regiões do Vale do Itajaí, Litoral e Grande Florianópolis trouxeram transtornos em alguns municípios, acumulados superiores a 100mm foram observados, como por exemplo em Timbó, onde casas foram alagadas em função da chuva forte. No Litoral, a BR-101 teve um trecho submerso pelas águas nesta manhã, próximo a Biguaçu.


Já em Brusque, a chuva constante traz preocupação para a população no que se refere ao Itajaí Mirim, muitas pessoas me questionando sobre a atual situação do rio principalmente no Alto Vale. O que posso passar para estes brusquenses é que o cenário por mim observado até este princípio de noite de sábado é de absoluta tranquilidade, pois a precipitação registrada neste período do dia em cidades como Vidal Ramos, Presidente Nereu e parte de Botuverá acumulou baixos volumes. Trago abaixo, os dados de minhas sete estações, dados parciais atualizados no período compreendido entre 00:00 h e 18 h de hoje:

48,5mm_Centro/Brusque


 41,9mm_Aymoré/Guabiruba


35,8mm_Rio Branco/Brusque


17,0mm_Santa Luzia/Brusque


16,1mm_Lageado Alto/Guabiruba


10,4mm_Ourinhos/Botuverá


2,8mm/Tirivas/Presidente Nereu

Situação no entardecer deste sábado,31, no bairro Rio Branco em Brusque

A seguir, a situação de nível do Itajaí Mirim ao longo desta tarde na localidade de Salseiro, em Vidal Ramos e também em Brusque. Como podemos ver, quadro de normalidade em ambos os municípios. Dados do CEOPS/FURB:

Fonte: CEOPS/FURB
Fonte: CEOPS/FURB

Imagem do Radar da Aeronáutica mostrando o cenário das chuvas ao entardecer deste sábado, moderada a forte intensidade em amarelo/vermelho, como podemos observar através das manchas coloridas do mapa, pouca chuva em municípios do Alto Vale:

Fonte: Radar da Aeronáutica/REDEMET

Tempo instável deve continuar neste domingo de Páscoa

Segundo informações extraídas junto ao meteorologista Piter Scheuer, a chuva não deve dar trégua neste domingo de Páscoa aqui no Vale do Itajaí. Apesar da estimativa ser de volumes acumulados não tão altos como observados hoje na nossa região, o tempo instável irá permanecer amanhã com chuva a qualquer hora do dia intercalando com períodos de melhoria, finaliza Scheuer.