1º Curso Nacional de Judicialização da Saúde tem palestra de secretária batistense
“Vidas identificadas x vidas estatísticas: o caso das filas de cirurgias” foi tema abordado por Karin Leopoldo em evento realizado em Brasília
A secretária de Saúde de São João Batista, Karin Leopoldo, ministrou nesta terça-feira, 8, em Brasília, palestra durante o “1º Curso Nacional de Judicialização da Saúde: fundamentos e práticas para a atuação judicial”. O tema abordado por ela foi “Vidas identificadas x vidas estatísticas: o caso das filas de cirurgias”.
“Sinto-me muito honrada em compartilhas meus conhecimentos e relatos do processo de implantação da regulação e gestão das listas de espera em Santa Catarina, pois fomos o único estado a conseguir dar visibilidade a todas as listas”, comenta Karin. Conforme ela destaca, o projeto da transparência em Santa Catarina só foi possível pela participação incansável dos municípios, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério Público de Santa Catarina.
“Esse foi sem dúvida o maior legado do SUS no estado nos últimos anos. Somente conhecendo as listas e seus gargalos e vazios assistenciais, é possível planejar novas ações e serviços mais adequados às necessidades reais da população”, complementa.
O evento foi promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, por meio do Comitê Organizador do Fórum Nacional do Poder Judiciário. Todas as despesas da viagem da servidora batistense foram custeadas pela organização do curso.