Alunos do Ensino Fundamental trabalharão empreendedorismo na sala de aula, em São João Batista
Projeto que integra o Cidade Empreendedora envolverá os alunos do 1º ao 9º ano
Projeto que integra o Cidade Empreendedora envolverá os alunos do 1º ao 9º ano
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) iniciará nas escolas municipais neste segundo semestre, em São João Batista.
Por isso, na próxima segunda-feira, 29, os professores da rede municipal de ensino participarão de uma capacitação, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes.
A implantação do programa, que é associado com o Cidade Empreendedora, ocorreu em 2015, e ao longo dos anos ganhou maior proporção.
O secretário de Educação, Edésio Tomasi, explica que a educação empreendedora proposta pelo Jepp é destinada a fomentar a educação e cultura empreendedora.
“O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida”, diz.
Para participar do programa, o município envolve todos os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
A partir da capacitação para o adequado preparo dos professores, será realizada a construção de empreendimentos por parte dos alunos e professores.
“Isto ocorrerá com o auxílio do livro didático próprio do Jepp, da secretaria de Educação e das visitas dos consultores do Sebrae”, detalha o secretário.
Tomasi ressalta que cada turma terá um tema específico para trabalhar, sendo para o primeiro ano: O mundo das ervas aromáticas; segundos ano: temperos naturais; e terceiro ano: oficina de brinquedos ecológicos.
Já o quarto ano terá como tema: locadora de produtos; quinta série: sabores de cores; sexta série: ecopapelaria; sétimo ano: artesanato sustentável; oitavos ano: empreendedorismo social, e os nonos anos trabalharão com o tema novas ideias, grandes negócios.
Os projetos com os alunos iniciam a partir da entrega dos livros por parte do Sebrae, via Secretaria de Educação. O secretário ressalta que cada aluno tem seu próprio livro para trabalhar.
“Além de fomentar a cultura empreendedora do aluno, o Jepp é muito importante para incentivar a busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, e ainda do espírito de coletividade”, avalia Tomasi.
Após trabalhar em sala de aula com o programa de Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os alunos colocam em prática os conhecimentos. Ou seja, eles têm a oportunidade de comercializar os produtos construídos durante o segundo semestre.
Neste ano, a secretaria de Educação trouxe uma proposta diferente, pois nos anos anteriores, cada escola realizava a feira interna simultaneamente.
“Para 2019, é proposto que o evento aconteça em único espaço, no Centro de Eventos. Lá se reunirão todas as escolas, e com isso, será possível uma maior visualização e presença da comunidade na feira”, explica o secretário.
A data da Feira do Jepp neste ano está prevista para 9 de novembro, um sábado.
Foi por meio do Jepp, programa dentro do Cidade Empreendedora, com o projeto “A Capital Catarinense do Calçado é o Berço do Empreendedorismo”, que São João Batista venceu o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
A premiação ocorreu em abril e o município faturou na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”.