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Apae e Secretaria de Saúde iniciam emissão da Carteira de Identificação do Autista, em São João Batista

Primeiras famílias foram atendidas na sexta-feira, quando entregaram documentos necessários para a confecção da carteira

Iniciou na sexta-feira, 16, o procedimento para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em São João Batista. A lei municipal foi publicada no Diário Oficial do Município em 5 de agosto.

O documento tem como objetivo facilitar a identificação deles nos estabelecimentos públicos e privados do município. Diferente das outras deficiências, o autismo não possui sinais visíveis, como a síndrome de Down.

Com a carteira de identificação os portadores da doença terão a garantia de prioridade, evitando também que pessoas de má fé se utilizem do benefício.

A assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Tatiane Ventura da Silva, explica que a entidade é parceira do projeto, e por isso, o procedimento inicia pela Apae.

“A família da pessoa portadora do autismo deve procurar a secretaria da Apae, onde receberá o requerimento constando os documentos necessários a apresentar e, então, é pré-agendado o atendimento comigo”, detalha.

Os atendimentos ocorrerão sempre às sextas-feiras, à tarde, na sede da Apae, em São João Batista. Inicialmente, estão sendo atendidas quatro famílias por sexta-feira, para que a assistente social possa conversar e orientar os pais e familiares.

“Quando a família vem entregar os documentos é feita a conferência dos mesmos e depois encaminho para a Secretaria de Saúde, a qual fará a emissão da carteirinha, sem custo nenhum”, informa Tatiane.

Ela acrescenta que já está havendo bastante procura pelo serviço, especialmente por parte dos pais de alunos da Apae. Até o momento apenas a mãe de um autista que não é aluno da Apae procurou a entidade para emitir o documento também.

“Puxamos essa demanda para nós, justamente para fazermos também o levantamento de quantos portadores do espectro temos em nosso município, pois hoje não há esses dados”, informa a assistente social.

Atualmente, a Apae do município atende 13 crianças e dois adultos autistas, diagnosticados por meio de laudo médico. Entretanto, existem outras suspeitas, sem a confirmação médica.

Após a Secretaria de Saúde realizar a emissão da carteira de identificação, o documento retorna para a Apae, onde será entregue para o portador do espectro ou responsável.

“Centralizamos o atendimento pela Apae para que a pessoa não precise se dirigir para dois lugares diferentes durante esse processo”, diz Tatiane.

Passo a passo para emissão

– Busca do requerimento de documentos na secretaria da Apae, na rua Manoel Pereira Filho, no Centro de São João Batista;
– Pré-agendamento do atendimento com a assistente social da Apae para entrega dos documentos e conferência dos mesmos;
– Documento encaminhado para a Secretaria de Saúde, a qual realiza a emissão da carteirinha;
– Retorno do documento pronto para a Apae e entrega do mesmo ao portador do espectro ou responsável.