Batistenses participam de Campeonato Brasileiro de Mountain Bike
Tiago João Pinto e Cleber Bittencort de Souza integram a equipe Pedal Batistense Racing Team
Tiago João Pinto e Cleber Bittencort de Souza integram a equipe Pedal Batistense Racing Team
Dois ciclistas batistenses participaram no sábado, 20, do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, em Mairiporã, em São Paulo. Tiago João Pinto e Cleber Bittencort de Souza, integram a equipe Pedal Batistense Racing Team e representaram São João Batista entre os melhores ciclistas do Brasil.
A prova contou com um percurso bastante desafiador, de 80 quilômetros com subidas, acumulando 2,3 mil de altitude, em quatro horas.
Para o atleta Tiago, esta foi a terceira participação no Campeonato Brasileiro de MTB, sendo que já pedala há dez anos. Entretanto, para Cleber, esta foi a primeira participação, após três anos disputando outras competições.
Para pegar o ritmo de prova, Tiago se prepara durante o decorrer do ano participando de outras competições, como o campeonato catarinense, em que atualmente está na primeira colocação, na categoria sub 30 XCM.
Além disso, ele segue uma planilha de treinos semanal específica, que é passada pelo treinador Vítor Costa.
“Para esta competição não pude me preparar muito bem, pois comecei o ano com uma lesão na lombar que me impede de levar mais a fundo meu treinamento”, explica.
O companheiro de equipe, Cleber, também lidera o campeonato catarinense na categoria Master, e por isso, consegue manter uma boa performance. No campeonato brasileiro, Tiago e Cleber conseguiram chegar em 15º e 22º lugar, respectivamente.
O Campeonato Brasileiro de MTB contou com os melhores ciclistas do Brasil, entre eles, o campeão mundial de XCM, Henrique Avancini. Além de Bruno Lemes, da Oggi Bike, Luiz Cocuze, entre outros.
Para Tiago, a prova foi uma grande experiência, pois mesmo sabendo que seu desempenho não seria como o planejado, devido a lesão, deu o melhor durante toda a prova para representar o estado e a equipe batistense.
“Pretendo ano que vem estar lá novamente para participar desse grande evento, sendo a prova a mais importante para nós atletas”, afirma
Cleber avalia que a participação neste ano foi para poder se comparar diante dos melhores da sua categoria no país.
“Meu desempenho não foi como eu esperava, não consegui aplicar o que venho fazendo aqui no Estado. Tive alguns imprevistos na bike durante a prova, o que dificultou um pouco mais”, comenta. Porém, ele garante que no próximo ano voltará para a competição com ainda mais vontade.
Ao longo deste ano, os ciclistas têm diversas outras competições para participarem. Eles devem ainda participar do Campeonato Catarinense, onde são várias provas no decorrer do ano, em cidades diferentes.
Cleber ainda participará dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), onde carregará a bandeira de São João Batista na modalidade Master.