Bombeiros de São João Batista formam quase 100 alunos
Formaturas de quatro turmas ocorreram na noite de terça-feira, no Ginásio Nilo Booz
Formaturas de quatro turmas ocorreram na noite de terça-feira, no Ginásio Nilo Booz
Quase 100 alunos se formaram nos cursos básico de atendimento a emergências, bombeiros mirins e bombeiros comunitários, em São João Batista. A solenidade de formatura ocorreu na noite de terça-feira, 27, no ginásio de esportes Nilo Booz, em São João Batista.
Com a presença de familiares e autoridades municipais e estaduais, os formandos receberam suas certificações.
O comandante dos bombeiros militares do município, tenente Bruno de Cesar Toledo Camilo, afirma que os cursos são uma forma de aproximar a corporação da comunidade e trazê-la para dentro do quartel.
“Esses cursos trazem uma educação que não tem nas escolas, pois é passado as noções de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção. E, principalmente, para os mirins, é passado valores que consideramos importante em nosso meio militar, como respeito, disciplina, moral, patriotismo e civismo”, detalha.
No Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), foram 40 horas de aulas onde se formaram 47 alunos. Eles receberam as titulações de agentes comunitários de proteção civil e brigadistas voluntários, que os qualificam a atuar no primeiro auxílio à comunidade diante a uma emergência.
Outros 18 alunos se formaram no curso de bombeiros comunitários. Além desta titulação, eles também passam a ser brigadistas particulares, estando capacitados para atuarem junto às guarnições de bombeiros militares e integrarem brigadas de incêndio particulares em indústrias, estabelecimentos comerciais e eventos.
Mais de 20 crianças também tiveram a oportunidade de receberem suas certificações de bombeiros mirins. O curso de formação delas teve uma abordagem bastante lúdica e prática, visando ainda o desenvolvimento pessoal.
Com esta formação, os bombeiros mirins dão o primeiro passo para, futuramente, tornarem-se bombeiros comunitários ou até mesmo, bombeiros militares.
A batistense Grasielle Formento, de 38 anos, teve a felicidade de receber a certificação do CBAE ao lado do filho Davi da Silva Formento, 9, que se tornou um bombeiro mirim. “É uma honra para mim. Sempre tive interesse em ajudar as pessoas, mas não tinha conhecimento nenhum. Então meu filho teve a oportunidade de entrar primeiro, o que me deu uma motivação a mais”, diz.
O desejo dela é, em breve, fazer o curso de formação de bombeiros comunitários para atuar ainda mais de perto junto à corporação.
Já o pequeno Davi afirma que, futuramente, deverá ingressar também nos bombeiros comunitários, seguido do sonho de se tornar um bombeiro militar.
O título de aluno destaque do curso de bombeiros comunitários foi para Marcelo Faria dos Santos, 24, que teve a nota final de 9,34. “Foi uma alegria grande, o curso foi ótimo, e desde o começo me dediquei muito a estudar”, diz.
Santos ressalta que é muito gratificante poder ajudar o próximo e agora, sente-se mais bem preparado para atuar junto a uma emergência. “Este é o primeiro passo para eu seguir nesse caminho e quem sabe me tornar um bombeiro militar”, afirma.
Após a solenidade, os formandos foram encaminhados para o lado de fora do ginásio, onde receberam o tradicional banho de batismo.
Durante o uso da palavra, o prefeito Daniel Netto Cândido disse que na última formatura fez um desafio ao deputado estadual Onir Mocellin (PSL) que também esteve presente.
“Disse a ele que se Santa Catarina fizesse um aporte financeiro para ajudar os bombeiros comunitários, não apenas de nosso município, mas de todo o estado, São João Batista também o faria”, lembrou.
Após uma reunião com o comandante, tenente Cesar, o prefeito conta que viu a forma legal de poder ajudar a corporação. “Compromisso assumido é compromisso cumprido. Por isso, nesta quarta-feira protocolei na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que fará a parceria do município com o Corpo de Bombeiros de São João Batista”, anunciou Cândido.