Governo do estado finaliza edital para licitação de obra da cratera na SC-108, em São João Batista
Nos próximos dias processo licitações deve ser publicado para cadastramento de empresas interessadas
Nos próximos dias processo licitações deve ser publicado para cadastramento de empresas interessadas
Nos próximos dias deve ser publicado o edital para licitação da obra de concerto da cratera na rodovia SC-108, no bairro Tigipió, em São João Batista. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Infraestrutura, a qual revelou que o edital já está pronto.
Com isso, segundo o governo, nos próximos dias processo licitações deve ser publicado para cadastramento de empresas interessadas em,executar o serviço.
Na quarta-feira, 26, quatro alunas da Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, juntamente com professores e diretora, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, para entregar um abaixo-assinado.
O professor Malcon Gustavo Tonini explica que a ideia do abaixo-assinado surgiu durante as aulas de Sociologia, quando trabalhava a respeito do exercício de cidadania. Com apoio da professora Joelma Fagundes, que também leciona Sociologia, foi iniciado o movimento junto aos alunos, que abraçaram a causa imediatamente.
Em pouco mais de um mês, os alunos conseguiram coletar aproximadamente 1,4 mil assinaturas. “Aproveitamos a audiência pública que ocorreu na comunidade a respeito do problema para iniciar a coleta de assinaturas no dia 6 de maio”, conta o professor.
A busca por assinaturas encerrou em 14 de junho, quando o Tonini iniciou a busca por fotografias e notícias sobre a situação da rodovia.
Foram feitos dois ofícios endereçados ao presidente da Alesc e ao governador do estado, Carlos Moisés, e na quarta-feira, 26, conseguiram então protocolar no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, durante o encontro com o deputado estadual.
A aluna Luiza Eugenia Formento conta que o encontro foi uma surpresa para todos que estavam presentes, pela boa receptividade. “Fomos muito bem atendidos e recebidos pelo presidente Júlio Garcia e a chefe de gabinete Gisela Steiner. Eu e o professor Malcon relatamos o problema e contamos o processo do abaixo-assinado, onde obtivemos grande atenção de todos presentes”, diz.
Ela ressalta que o deputado mostrou total interesse na solução do problema durante o encontro. O professor acrescenta que no fim da semana ainda recebeu a informação de que o abaixo-assinado havia sido protocolado pela assessoria da presidência da Alesc na Casa Civil.
União positiva
Na visão do professor, o trabalho da escola junto à comunidade pode ter dado mobilidade também ao processo, e a interferência do deputado foi primordial ao andamento da burocracia que antecede uma obra pública.
“Todos estão cansados de somente promessas. Quantos aos alunos, nunca mais verão a causa pública da mesma forma, agora sabem a diferença de política e politicagem”, avalia.
Ele acrescenta que agora os alunos sabem o poder da união para o bem comum. “Eles viram que quando as pessoas se unem por uma causa justa e nobre, as coisas funcionam e que existem agentes públicos que dão importância para isso”, diz.
Independentemente da idade, Tonini afirma que é preciso saber que o povo tem voz e que as mobilizações populares são o que realmente mudam o mundo. “Tudo começa na escola, no bairro e na cidade em que vivemos”, frisa.
Acompanharam também a reunião as alunas Ana Júlia Nicolau, Samara de Souza e Morgana Peixer, além da professora Joelma Fagundes, Marinete Richter, orientador Jaison Simas e a diretora Jania Zunino.