Entrega da reforma do casarão da Escola Alice da Silva Gomes encerra festividades de São João Batista
Edificação foi quase que completamente revitalizada e será utilizada para atividades diversas do educandário
Edificação foi quase que completamente revitalizada e será utilizada para atividades diversas do educandário
A obra de revitalização do casarão da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes foi entregue na tarde desta terça-feira, 30, em São João Batista. A reforma, que iniciou no ano passado, foi concluída no início deste mês.
A entrega da obra encerrou também a programação comemorativa aos 61 anos de emancipação político-administrativa do município.
A reforma da edificação contemplou a implantação do novo telhado, novo piso e pintura interna e externa, além da renovação das partes elétrica e hidráulica.
O diretor da escola, Ezequiel Martins de Oliveira, 24 anos, diz que é uma satisfação enorme viver esse momento, sendo o diretor mais novo do município.
“É incrível poder reviver a história desse casarão sendo diretor, saber que foi a segunda casa da escola Alice, e até pouco tempo era um espaço inutilizado”, comenta.
A cerimônia de entrega da obra contou ainda com a presença de diversos ex-diretores da escola, autoridades, professores e alunos.
O vereador Leôncio Paulo Cypriani (MDB) contou, no evento, a história da educação no município e lembrou da primeira escola Alice, construída em 1979.
O prefeito Daniel Netto Cândido lembra que para a repaginação do espaço teve a preocupação em manter as características originais do casarão.
“Estamos muito felizes de encerrar as festividades do município com a entrega de uma escola nova. Era um espaço em que se estava na dúvida se desmanchávamos ou reformávamos”, conta.
Por indicação da vereadora Rúbia Tamanini (PSD), que também é professora em período integral na escola, foi decidido pela restauração do local para atender mais a demanda da educação.
O secretário de Educação, Edésio Tomasi, ressalta que a obra é bastante importante para a educação, em especial, para os alunos da escola Alice.
Ele lembra que antes da reforma, apenas duas salas do casarão estavam sendo utilizadas. Entretanto, agora são oito novas salas para atender diversas atividades.
Duas das salas abrigam a biblioteca do educandário, uma será utilizada para videoconferências e outra para o armazenamento de materiais de Educação Física.
Além disso, a sede do Núcleo de Pesquisa Científica (NuPeC) ganhou uma sala própria, bem como o apoio pedagógico.
Uma espaçosa sala de aula também foi montada no Casarão e uma sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já a varanda ficou reservada para atividades multidisciplinares.