X
X

Buscar

Frente Parlamentar apoiará setor calçadista na Assembleia Legislativa

Proposta será lançada na terça-feira, 6, na Sala de Comissões pelo deputado Altair Silva

A Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados será lançada na terça-feira, 6, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A proposta do deputado Altair Silva (PP) tem como objetivo defender e fortalecer os dois setores, especialmente em São João Batista.

O deputado reforça que é preciso discutir os principais desafios dos setores, por meio de debates, eventos e discussão dos principais gargalos da atividade, para assim, ampliar a produção. “Vamos juntos construir políticas e propostas que desenvolvam os setores a nível municipal, estadual e até nacionalmente”, comenta.

Uma das propostas de trabalho da Frente Parlamentar é a manutenção dos empregos nos polos produtores.

São João Batista, capital catarinense do calçado, é o principal polo de produção no estado, sendo responsável por produzir em média 1,6 milhões de pares de calçados femininos por mês.

No município são 395 empresas que fabricam calçados gerando mais de 8 mil empregos diretos. “Como cresci e me criei em São João Batista, eu vivi e acompanhei de perto a produção de calçados no município. Hoje somos referência e queremos potencializar ainda mais a produção e os investimentos na área”, destaca Silva.

No começo de julho, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir Manoel Atanázio dos Santos, recebeu os assessores do deputado Altair Silva. Eles entregaram o convite para a participação do lançamento da Frente Parlamentar.

Na oportunidade, o presidente repassou algumas informações do setor e também fez algumas reivindicações que foram levadas ao deputado. “Enquanto entidade, ficamos muito felizes com esse apoio, pois isso demonstra também que estamos sendo vistos e a importância que nosso polo tem perante o estado”, diz Santos.

Incentivos

Neste ano o setor, por meio de uma reivindicação do Sincasjb, conseguiu a autorização do governador Carlos Moisés da Silva, através de um decreto, para que empresas de componentes forneçam matérias-primas para o segmento calçadista com taxação de 12% de ICMS. Diferente dos 17% cobrados anteriormente dentro do estado.

“Esse valor é importante para a competitividade do produto produzido em Santa Catarina, pois iguala com o ICMS dos estados vizinhos. Com a Frente Parlamentar medidas como essa poderão ser potencializadas e ganhar mais força. Vamos defender quem trabalha e produz”, diz Altair.

SC Trade Show

Realizada em Balneário Camboriú pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), a SC Trade Show, maior rodada de negócios de calçados de Santa Catarina, passará a ter também apoio da Frente Parlamentar.

“Juntamente com o presidente do Sindicato, Almir dos Santos, vamos trabalhar para fortalecer eventos como esse, que expõe não só para Santa Catarina, mas para empresários do mundo o que é produzido aqui a muitas mãos”, ressalta o deputado.

Requerimento

Oito deputados integram a Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados. Assinaram o requerimento, Jair Miotto, Marlene Fengler, Maurício Eskudlark, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Ismael dos Santos, Mauro de Nadal e o proponente Altair Silva.