27ª Incanto Trentino reúne famílias para muita comida, bebida, música e brincadeiras
Festa bateu recorde de público e chamou atenção pela organização
Festa bateu recorde de público e chamou atenção pela organização
Com recorde de público, a 27ª edição da Incanto Trentino, em Nova Trento, foi considerada uma das melhores pelos organizadores. Para o público que prestigiou o evento, o destaque ficou para a organização.
Com quatro ambientes diferentes, a festa teve atrações para todos os gostos e faixas etárias.
Na quinta-feira, 8, com a presença de autoridades municipais e estaduais, ocorreu a abertura oficial, com a primeira sangria do barril de vinho. Mais de 3 mil pessoas prestigiaram o momento, que foi marcado também pela tradicional polenta com linguiça.
O organizador do evento e presidente da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), Agostinho José Orsi, lembra que uma grande equipe de voluntários se doou para que os pratos fossem servidos com muito sabor e alegria. “Estão todos muito contentes com os resultados. Só tenho que agradecer a todos que estão vindo para prestigiar, e a toda equipe que está trabalhando incansavelmente”.
A noite de sexta-feira, 9, também superou a expectativa da organização. Orsi informa que o público de maior peso na festa foi de Brusque, de todo o Vale do Rio Tijucas, e em especial, os neotrentinos.
Com mais de 20 opções de pratos entre típicos e tradicionais, a Vila Gastronômica se manteve lotada durante todos os dias. Neste espaço, um forno à lenha funcionou durante todo o evento, além de uma tafona que moeu milho na hora.
Na área dos expositores, muitos produtos artesanais e coloniais foram comercializados. Além de muitos contatos feitos para o pós-evento.
Desde quinta-feira foram abertas as competições de bocha, tiro ao alvo com estilingue, machado, serrote, pisotear da uva e mora. A procura pelas brincadeiras foi intensa e envolveu desde o mais jovem ao idoso.
“Este é um momento de lazer e que lembra muito os avós que gostavam de praticar essas brincadeiras”, comenta o presidente da Neotur.
Para as provas do serrote e machado, as premiações foram em dinheiro. Já para as outras competições, a premiação foi um vale-bebida.
O dia de sábado foi destinado à Terceira Idade. Desde cedo, diversos grupos de idosos chegaram ao evento para participar da programação especial.
Pela manhã, um delicioso café foi oferecido aos visitantes, seguido do tradicional bingo. Os brindes foram doados pelo comércio, restaurantes, vinícolas, entre outros empresários da cidade.
Um almoço típico também foi servido aos grupos, que depois participaram da tarde dançante. “Neste momento abrimos exceção na música e permitimos que tocassem sertanejo para que eles pudessem dançar e se divertir”, informa o organizador.
Por fim, um novo café foi oferecido aos grupos para que tivessem um bom retorno para suas cidades. Orsi revela que mais de 430 idosos prestigiaram a festa, sendo a maioria da Grande Florianópolis.
As colegas Doroti das Neves Livramento, 71, Ana Maria Wolinger, 69, e Maria Salete da Silva, 64, estiveram pela primeira vez na Incanto Trentino. Elas se impressionaram com a organização, e por isso, pretendem retornar no próximo ano.
O neotrentino Antônio Baraúna, 53, prestigiou a festa no sábado à tarde e avaliou a importância do evento. “É sempre muito bom resgatar as tradições. As atrações neste ano estão muito boas também”, diz.
Morador de Nova Trento há dez anos, Luiz Bernardi, 65, chegou cedo na festa para aproveitar bastante. “Venho todos os anos, mas somente na tarde da Terceira Idade. Eu acho uma alegria festas tradicionalistas. A gente se diverte muito. Tomara que nunca se acabe”.
Mariza da Silva Pacheco, 64, de Florianópolis, se realizou ao degustar o prato de polenta com linguiça na Incanto Trentino. “Sou descendente de polonês, e minha mãe sempre fazia a polenta com farinha de fubá branca. Eu nunca soube fazer. Então vir aqui e poder comer esse prato, deu para matar a vontade”, diz.