Prefeitura de São João Batista inicia na próxima semana demolição para obra do novo Manecão

Ginásio terá quadra com dimensões oficiais e o dobro de capacidade para pessoas sentadas

Prefeitura de São João Batista inicia na próxima semana demolição para obra do novo Manecão

Ginásio terá quadra com dimensões oficiais e o dobro de capacidade para pessoas sentadas

O projeto para construção do novo ginásio de esportes Manoel Sertório Alves, o popular Manecão, está em fase final de elaboração pela prefeitura de São João Batista. A estrutura terá quadra com dimensões oficiais (40 metros de comprimento por 20 metros de largura) e capacidade para 1.044 pessoas sentadas, além de contemplar todos os requisitos de segurança e de acessibilidade.

“A ideia inicial era reformar o antigo ginásio. No entanto, ao se analisar as condições da estrutura e os custos, concluímos que não seria possível. Com isso, optamos por construir um novo Manecão, que terá uma estrutura moderna e apta, até mesmo, a receber competições profissionais de futsal, vôlei, handebol e basquete”, destaca o prefeito Daniel Netto Cândido.

O novo ginásio contará com quatro vestiários para equipes, quatros cabines de imprensa e sistema de sonorização permanente. Além disso, está prevista a implantação de um mezanino para prática de outras modalidades esportivas, como, por exemplo, o taekwondo. E, também, a criação de um espaço alusivo à história do Manecão.

“É uma forma de preservarmos parte de tudo que aconteceu lá, episódios que marcaram a vida de pessoas e a trajetória do nosso município. E, ao mesmo tempo, de olharmos para frente. A cidade mudou, cresceu. O novo Manecão certamente orgulhará a nossa comunidade e, ao longo das próximas décadas, será palco de outras histórias inesquecíveis”, analisa.

Assim que o projeto for concluído, será encaminhado para análise do Corpo de Bombeiros e, após aprovado, será aberto processo licitatório para contratação da empresa que executará os serviços. A obra, que tem orçamento de R$ 2,7 milhões, será viabilizada com recursos provenientes da linha de crédito de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

Demolição da antiga estrutura
Para possibilitar a construção do novo Manecão, a antiga estrutura terá de ser demolida. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 1º, e devem levar dois meses para serem concluídos. Inaugurado em 21 de maio de 1983, o ginásio está interditado desde 2013 devido a problemas no piso da quadra, infiltrações e de segurança.

Duas propostas de reforma, uma ainda em 2013 e outra em 2016, chegaram a ser apresentadas, mas ambas foram indeferidas pelo Corpo de Bombeiros. Conforme explica o analista de projetos da corporação, o soldado Leonardo Teixeira Albino, uma série de mudanças seriam necessárias para viabilizar uma reforma no local.

“O mesmo que aconteceu na boate Kiss poderia ocorrer aqui, já que o ginásio conta com apenas uma saída de emergência. As rotas de fuga também estão inadequadas, assim como não há instalação de para-raios nem centrais de alarme. No total, são cerca de 20 impeditivos para que a edificação fosse liberada. Considero uma atitude sensata da prefeitura realizar a construção de um novo ginásio”, comenta Albino.

A impossibilidade de aumentar as dimensões da quadra foi outro fator preponderante para a decisão. “É uma quadra construída há mais de 30 anos, que teve grande importância para a cidade, mas que hoje não teria utilidade para jogos oficiais. O tamanho de 32 x 16 metros estaria completamente fora das especificações atuais. Até mesmo se comparado ao Nilo Booz, que também não tem dimensões oficiais (38,70m x 20m), ela seria muito pequena” analisa o diretor da Fundação Batistense de Esportes (Fube), Marcelo Machado.

Recursos anteriores
O prefeito lembra que em 2016 a administração havia conseguido recursos junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a reforma do espaço. Entretanto, no período que foi afastado da prefeitura, após ter o mandato cassado, a administração seguinte não deu sequência aos procedimentos e, em 2017 o empréstimo foi perdido.

Desde então, Cândido declara que foi em busca dos valores para fazer as melhorias necessárias. E, no início de 2018, após visita do chefe de gabinete do deputado estadual Aldo Schneider, o atual deputado Jerry Comper (PSD), foi anunciado o repasse de R$ 1, 3 milhões para a reforma do ginásio, por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). “Contudo, os recursos nunca chegaram aos cofres do município, pois o que havia era uma expectativa”, frisa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo