Novos protocolos de enfermagem possibilitarão maior atuação clínica dos profissionais em São João Batista

Enfermeiros poderão realizar consultas clínicas, solicitar exames e prescrever medicação

Novos protocolos de enfermagem possibilitarão maior atuação clínica dos profissionais em São João Batista

Enfermeiros poderão realizar consultas clínicas, solicitar exames e prescrever medicação

A partir de setembro, com a implantação efetiva do programa Acolher Você, os enfermeiros da atenção básica de saúde de São João Batista ampliarão a atuação clínica por meio de protocolos de enfermagem. A medida foi adotada a partir da assinatura de um termo de cooperação com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

A secretária de Saúde, Karin Leopoldo, explica que aproveitou o momento de implantação do programa para melhorar a questão do atendimento da saúde no município. “Percebi que os enfermeiros não atuavam de fato como enfermeiros. E com isto, ficava restrito o atendimento deles enquanto profissional de nível superior gabaritado”, diz.

Ela ressalta que as profissões de enfermagem e medicina são distintas, porém complementares, sendo que o enfermeiro atua com foco no cuidado e o médico na cura.

Por isso, por meio da capacitação realizada durante três dias na semana passada, em Florianópolis, foi possível normatizar o atendimento clínico dos enfermeiros em quatro grupos assistenciais, sendo: saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes e demanda espontânea.

Conforme os protocolos específicos do Coren, construído em cima de evidências científicas, o profissional de enfermagem tem a regulamentação que permite realizar a solicitação de determinados exames e prescrever alguns medicamentos.

“O que precisa ficar claro é que não são qualquer tipo e exame ou qualquer tipo de medicamento. São aqueles que são rotineiros, por exemplo, os exames do primeiro trimestre de gestação”, detalha a secretária.

Karin acrescenta que a adoção dos protocolos clínicos de enfermagem serve para qualificar a assistência de enfermagem no município, e não para substituir o atendimento médico. “O paciente não deixará de ser atendido por um médico. Mas na consulta de acolhimento com o enfermeiro, já poderá ter o problema solucionado, se for um caso que o protocolo permite”.

A secretária garante ainda que a segurança do paciente é totalmente preservada. “Essa estratégia que estamos adotando é para agilizar atendimentos e acabar com as filas da madrugada. Porque hoje o que vemos são pessoas insatisfeitas, profissionais subutilizados e médicos sobrecarregados com coisas que muitas vezes são simples de resolver”.

Os quatro protocolos serão adotados de forma gradativa no município, até mesmo pela adaptação da população com o novo sistema de atendimento.

Miriany Farias

Funcionalidade

O programa Acolher Você prevê uma nova maneira de atendimento da saúde básica no município. A intenção é fazer com que a população seja atendida a qualquer hora do dia, sem precisar chegar de madrugada para retirar uma senha.

Para isso, foram realizadas alterações no sistema para que, no primeiro momento, o enfermeiro da unidade de saúde faça uma consulta clínica com o paciente para entender a sua necessidade.

“Se ele precisar do atendimento naquele dia, ele será atendido, mas se o caso dele puder ser atendido no dia seguinte ou na próxima semana, será reagendado”, explica Karin.

Além disso, por meio dos protocolos de enfermagem, o próprio enfermeiro poderá encaminhar o paciente para a realização de exames específicos ou prescrever uma medicação.

Para alinhar as estratégias do novo modelo de atendimento, a secretária de Saúde explica que realizará reuniões com a assistência farmacêutica pública e privada, além dos laboratórios clínicos.

“Porque a partir de setembro, para alguns serviços, o enfermeiro é quem vai solicitar. Então o paciente chegará com a assinatura de um enfermeiro”, diz.

Valorização do profissional

A secretária revela que as mudanças realizadas na área da saúde pública de São João Batista foram também uma maneira de valorizar mais os profissionais graduados.

“Quando cheguei no município, percebi esses profissionais muito desmotivados. Se sentiam tudo, menos enfermeiros. Então convidei eles a participar desse projeto, e estão todos empolgados”, comenta Karin.

Atualmente, dez enfermeiros atuam na estratégia da saúde da família no município e mais um profissional fica à disposição da Rede Feminina do Combate ao Câncer.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo