X
X

Buscar

Prefeitura de São João Batista irá desapropriar dois terrenos para incentivar instalação de novas empresas

Projeto de lei foi aprovado por todos os vereadores durante a sessão desta semana

A Prefeitura de São João Batista está autorizada a desapropriar, de forma amigável ou judicial, dois terrenos para fins de concessão de incentivo econômico imobiliário. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 1º.

Para aquisição dos imóveis, o Executivo poderá ainda abrir crédito adicional especial no valor de R$ 850 mil. O objetivo da desapropriação é incentivar a instalação de novas empresas no município.

Um dos terrenos, sem benfeitoria, está localizado no bairro Krequer, e possui uma área total de 126,5 mil metros quadrados. Já o segundo terreno, de 143,3 mil metros quadrados, fica no limite do município com Nova Trento, na localidade de Indaiá, distrito de Claraíba, na SC-108.

Favorável ao projeto, o vereador Heriberto Eurides de Souza (Cidadania) lamenta somente o fato de um dos terrenos ficarem mais próximo a Nova Trento. “Corremos o risco de essa nova empresa beneficiar mais o município de Nova Trento do que São João Batista com a questão de mão de obra”, avalia.

O vereador Fábio Norberto Sturmer (PP) diz que é favorável ao incentivo às empresas no município, tanto das novas quanto das já existentes. E o vereador Juliano Peixer (PP) acrescenta que o projeto é de grande importância. “Espero que seja a primeira de muitas empresas que venham para São João Batista, até mesmo para a diversificação das atividades econômicas no município”, diz.

A primeira empresa que deve se instalar no município em breve será a Indústria Brasileira de Munições (Inbramun), que já teve as tratativas iniciadas desde o início do ano. O vereador Ademir José Rover (PRB) lembra que, inicialmente, a empresa havia olhado para o município de Pomerode. Porém, devido à logística de trânsito, viu em São João Batista uma melhor alternativa.

Concessão de uso
Os terrenos serão cedidos para as empresas interessadas por meio de uma concessão de uso, através de uma concorrência pública. A vereadora Rúbia Tamanini (PSD) explica que se a empresa vencedora da licitação desistir de investir em São João Batista, a prefeitura poderá também desistir das desapropriações.

Uma segunda grande empresa que demonstrou interesse em se instalar no município é do setor têxtil.

A iniciativa para implantação das novas empresas em São João Batista foi aprovada anteriormente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE).