Setores calçadista e de componentes recebem apoio na Assembleia Legislativa
Frente parlamentar foi lançada na tarde desta terça-feira, em Florianópolis
Frente parlamentar foi lançada na tarde desta terça-feira, em Florianópolis
Foi lançada na tarde desta terça-feira, 6, a Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados. O evento ocorreu na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e contou com a presença do proponente da proposta, deputado Altair Silva (Progressistas), e dos deputados Marlene Fengler (PSD), Jerry Comper (MDB), que também integram o projeto.
Diversos empresários de São João Batista estiveram presentes para prestigiarem o evento, bem como o prefeito Daniel Netto Cândido, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçado de São João Batista (Sincasjb) Almir Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado (Sintrical) Everton Quirino, e vereadores.
O deputado Altair explica que a Frente Parlamentar tem o objetivo de obter mais apoio à indústria calçadista de Santa Catarina, especialmente no Vale do Rio Tijucas. Além de tornar a indústria mais competitiva comparada aos demais estados.
“Temos diferenças tributárias no que é produzido para os componentes, em que comparado com outros estados, a defasagem é muito grande. Tivemos ainda uma redução no número de empregos em São João Batista. Precisamos recuperar tudo isso, pois hoje Santa Catarina é referência como polo calçadista em qualidade e no lançamento de moda”, comenta.
O presidente do Sincasjb lembra que, atualmente, cerca de 150 empresas dos setores empregam em média 5 mil pessoas. Porém, o número reduziu de 2014 até este ano. Antes havia mais de 8 mil funcionários contratados diretamente.
“Hoje somos referência em moda feminina a nível nacional. Mas, em função do momento econômico em que passamos desde 2014, deixamos de ser competitivos. Com isso, muitas empresas foram assediadas a irem para outros estados, onde havia uma maior atração de mão de obra, carga tributária e infraestrutura”, destaca Santos.
Ele avalia ainda que a Frente Parlamentar é de grande importância aos setores, pois assim há possibilidade de novas conquistas junto ao governo do estado. “Lutamos ainda para que o setor de componentes tenha um valor igualitário do ICMS presumido ao do setor calçadista. Em outros estados já funciona desta maneira”, diz.
O prefeito Daniel Netto Cândido ressalta que o engajamento dos deputados deixará São João Batista em evidência.
“Hoje nosso município é o quarto maior polo calçadista do Brasil, e é um polo importante não apenas para nossa região, mas para o estado, e realmente merecia essa atenção”, diz.
Oito deputados integram a Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados. São eles: Jair Miotto, Marlene Fengler, Maurício Eskudlark, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Ismael dos Santos, Mauro de Nadal e o proponente Altair Silva.