X
X

Buscar

Trade turístico se mobiliza para implantação de rotas e roteiros em São João Batista

Reunião de apresentação do projeto reuniu mais de 40 pessoas ligadas ao setor na noite desta terça-feira

Um passo importante para a implantação de rotas e roteiros turísticos em São João Batista foi dado na noite desta terça-feira, 10. Realizada no plenário da Câmara de Vereadores, a reunião de apresentação do projeto contou com a participação de mais de 40 pessoas ligadas ao setor. A mobilização do trade foi elogiada pelos consultores do Sebrae/SC Amarildo Kanitz e Alexandre Neumayr, responsáveis pela execução dos trabalhos no município.

“São João Batista tem cultura, natureza e atividade econômica. Um potencial muito grande. Falta se construir referências e estabelecer conexões para que, de forma unida e compartilhada, a identidade da cidade seja percebida e valorizada por todos”, comentou Amarildo, que em outubro, visitou os principais pontos de interesse da cidade para a identificação da oferta turística já existente.

Durante o encontro, também foram listadas todas as etapas do projeto, que deve ser concluído até julho de 2020. A próxima delas será o desenvolvimento de planos de melhorias para até 20 negócios com potencial para compor a rota. A iniciativa, que integra o pacote contratado pela administração municipal junto ao Sebrae, dentro do segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora, será disponibilizada de forma gratuita aos empreendedores.

“É uma ação que, se bem aproveitada, auxiliará bastante na estruturação e crescimento do turismo em São João Batista. Nós, como poder público, temos o papel de criar condições para que o setor se desenvolva. Mas, somente com parcerias, com a efetiva participação da sociedade, da iniciativa privada, é que isso realmente poderá ocorrer”, destaca Graziela Dilma dos Santos, coordenadora de empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Plano estratégico

Outra ação ligada ao setor que já está em andamento é a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de São João Batista. A iniciativa, que também tem a parceria do Sebrae/SC, apontará estratégias de curto, médio e longo prazo para que o setor cresça de forma equilibrada ao longo dos próximos anos. Uma reunião sobre o assunto com a comunidade está prevista para ser realizada em janeiro.